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Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)

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Title: Estudo da influência da dinâmica da plataforma continental nas baías de Ilha Grande e Sepetiba via aninhamento de modelo numérico costeiro a modelo numérico oceânico
metadata.dc.contributor: Rosman, Paulo Cesar Colonna
Authors: Cavalcante, Sonia Lucia Sartori
metadata.dc.contributor.advisor: Rosman, Paulo Cesar Colonna
Keywords: Hidrodinâmica
Issue Date: Mar-2010
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Description: Trabalhos anteriores na região das baías de Ilha Grande e Sepetiba (BIGS) buscaram representar a contribuição da maré astronômica, de rios e dos ventos locais na circulação hidrodinâmica, cujos efeitos causam correntes relativamente intensas na porção interior da baía de Sepetiba (BS), de até 60 cm/s, e mais fracas na baía de Ilha Grande (BIG), e no entorno da Ilha Grande (IG), com valores da ordem de 20 cm/s. Nas duas últimas regiões, as correntes de maré meteorológica, advindas dos efeitos subinerciais provenientes de ondas de plataforma continental (OPC), modulam as correntes de maré, com intensidades de até 60cm/s no Canal da IG, CIG, até 40cm/s na BIG, exercendo um papel preponderante na circulação local. Na BS representam um resíduo da ordem de 5 cm/s. Esta tese apresenta uma contribuição à descrição desses efeitos subinerciais, que são de fundamental importância para a caracterização completa da circulação na BIGS. A metodologia consistiu na utilização dos resultados de simulações do modelo oceânico global HYCOM em alta resolução, em cenários de verão e inverno, para a representação dos efeitos da OPC na simulação costeira da BIGS no modelo SisBaHiA. Os resultados, avaliados com dados in situ disponíveis, indicam que, no inverno, a circulação subinercial promove um incremento substancial da circulação nas entradas da BIG e SEP, e entorno da IG, com uma menor contribuição na BS. O T50, ou tempo de renovação de 50% das águas na BIGS, reduziu-se à metade. No verão, as simulações mostram um acréscimo no transporte, porém com menor renovação diluição em relação ao inverno. Este estudo fornece uma maior eficiência na avaliação da circulação residual, de grande importância nos estudos de transporte de sedimentos, trajetória de poluentes, qualidade de água, etc.
Abstract: Previous works in the region of Ilha Grande and Sepetiba Bay (BIGS) sought the representation of astronomical tide, rivers and local winds contributions in its circulation, whose effects cause relatively strong currents in the interior portion of Sepetiba’s Bay (BS), up to 60 cm/s, and weaker in the Ilha Grande Bay (BIG) and around the Ilha Grande (IG), up to 20cm/s. In the last two places, meteorological tide currents, due subinercial effects from continental shelf waves (CSW), modulating astronomical tide currents, with intensity values up 60 cm/s, in the IG Channel and up to 40 cm/s in the BIG, playing a major rule in its circulation. In the BS the residual circulation has a magnitude of 5 cm/s or less. This thesis presents a contribution to the description of subinercial effects that are of fundamental importance for a better characterization of the BIGS circulation. The methodology consisted in using results from the HYCOM global ocean model, grid of 1/12 °, in Summer and Winter scenarios, to represent CSW’s effects into a coastal simulation of BIGS with the SisBaHiA model. The results, evaluated against available in situ data, indicated that during the winter, the subinercial contribution caused a substantial increase of circulation in the BIG and the SEP entrances, and around IG, with a minor contribution into BS. The T50, i.e. the time for renewal of 50% of the water into the BIGS, was reduced by a half. Summer’s simulations showed an increase in transport, although with less renewal then in the winter. This study provides an adequate evaluation of the effects of residual circulation in the BIGS, which are very important for the studies concerning sediment transport, pollutants tracking, water quality, etc.
Access: Open access
URI: http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/844610
Type: Master thesis
Appears in Collections:Hidrografia e Navegação: Coleção de Teses

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