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Título: Capacitação tecnológica de militares do corpo de praças da armada para a marinha do século XXI: uma proposta de educação profissional
Orientador(es): Corrêa, Claudio Rodrigues
Autor(es): Gonçalves, Fernando Antonio
Palavras-chave: G2 - EDUCAÇÃO
Ciência Naval - Inovações tecnológicas
Educação Naval
Militares - Capacitação
Data do documento: 2018
Editor: Escola de Guerra Naval - EGN
Descrição: Nesta dissertação foi estudada a capacitação profissional das praças do Corpo de Praças da Armada, abordando a relação de interdependência entre tecnologia militar, estratégia naval e o preparo dos marinheiros, partindo-se de referências históricas, militares e educacionais pertinentes ao tema. A análise teve por base uma investigação acerca da educação profissional no âmbito da Marinha do Brasil, abordando seus aspectos históricos, organizacionais e normativos, a fim de verificar se a educação técnica-profissional atualmente adotada na capacitação de militares do Corpo de Praças da Armada é suficiente para atender as demandas provocadas pelo emprego de novas tecnologias militares em função da modernização dos meios navais, incluindo aquelas promovidas pelo Plano de Articulação e Equipamento da Marinha do Brasil. Constatou-se que a educação técnica-profissional atualmente adotada na capacitação de militares do Corpo de Praças da Armada, restrita ao nível médio de ensino, não é suficiente para atender as demandas provocadas pelo emprego de novas tecnologias militares, visto que estas exigem uma base de conhecimentos científico-tecnológico disponível apenas no ensino superior, através da graduação em cursos superiores de tecnologia. Para melhor preparar o marinheiro do século XXI, sugere-se que a Marinha do Brasil insira a educação profissional tecnológica de graduação no Sistema de Ensino Naval
Abstract: In this dissertation the professional training of the Corpo de Praças da Armada was studied, addressing the interdependence relationship between military technology, naval strategy and the preparation of seamen, starting from historical, military and educational references pertinent to the theme. The analysis was based on an investigation about professional education in the Brazilian Navy, addressing its historical, organizational and normative aspects, in order to verify if the technical and professional education currently adopted in the training of soldiers of the Corpo de Praças da Armada is sufficient to meet the demands arising from the use of new military technologies due to the modernization of naval assets, including those promoted by Plan of Articulation and Equipment of the Brazilian Navy. It was verified that the technical-professional education currently adopted in the training of military of the Corpo de Praças da Armada, restricted to the average level of education, is not enough to meet the demands provoked by the use of new military technologies, since these require a base of scientific and technological knowledge available only in higher education, through graduation in higher technology courses. In order to better prepare the sailors of the 21st century, it is suggested that Brazilian Navy insert professional undergraduate technological education in the Naval Education System
URI: http://repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/844640
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