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Título: Um estudo sobre o consumidor de muses no Rio de Janeiro: quem são e o que esperam?
Orientador(es): Medeiros, Priscilla Yung
Autor(es): Rabello, Carlos Fernando Corbage
Palavras-chave: O - PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL (DGPM-305)
O4 - MUSEOLOGIA (DGPM-305)
Museus
Consumidores
Rio de Janeiro
Comportamento de consumidores
Data do documento: 2015
Editor: IBMEC
Abstract: Tem por finalidade investigar e identificar o perfil sociocultural dos visitantes de museus na cidade do Rio de Janeiro, suas expectativas de consumo, e seus reflexos nas políticas de gestão adotadas. Para tanto, foram aplicados aos visitantes do Museu Naval um mil e cem (1.100) questionários. Em seguida, os dados foram comparados com os resultados consolidados de outros onze (11) museus do Rio de Janeiro. Esta dissertação ainda se beneficiou dos relatórios produzidos pela Fiocruz (2005) e pelo IBRAM (2011), que serviram também como elemento de comparação. Ao fim, os visitantes que responderam aos questionários foram analisados e distribuídos em cinco classes sociais. Verificou-se que sua maior concentração é do público de alta escolaridade, de grande poder aquisitivo, majoritariamente feminino, e prefere visitar museus em família. Dentre as diversas conclusões, destaca-se, mormente, o fato de os museus não serem inclusivos para o público LGBTO, de idosos, pessoas com baixa renda e escolaridade. Ao contrário, fortalecem e aprimoram o conhecimento daqueles que já o tem, contribuindo para conservar o abismo que separa as classes sociais no Rio de Janeiro. Estão, portanto, na contramão de uma gestão pública que visa a democratização do conhecimento e a aproximação entre as classes.
URI: http://repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/844722
Aparece nas coleções:Patrimônio Histórico e Cultural: Coleção de Dissertações

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