Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/844743
Título: Analisando um modelo de avaliação: um estudo de caso no Sistema de Ensino Naval
Orientador(es): Canen, Ana
Autor(es): Aguiar, Natália Morais Corrêa Borges de
Palavras-chave: G - ENSINO (DGPM-305)
G2 - EDUCAÇÃO (DGPM-305)
Avaliação institucional
Sistema de Ensino Naval
Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES)
Data do documento: 2006
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Descrição: Esta pesquisa teve como propósito resgatar a discussão da avaliação institucional, dos paradigmas emodelos de avaliação existentes e analisar propostas e alternativas para se avaliar uma instituição educacional, contextualizando histórica e politicamente a avaliação institucional no Brasil e no exterior e levando-se em consideração, a partir do olhar teórico do multiculturalismo, a pluralidade cultural inerente às identidades institucionais e suas finalidades educacionais. O objeto pesquisado consistiu na análise de uma metodologia de avaliação recém-implantada naMarinha, entendida em sua especificidade cultural. Duas Organizações Militares de Ensino fizeram parte da análise, onde foram coletados os dados através de entrevistas e de observações realizadas durante o Período de Realização de Avaliação Externa (PRAE), acompanhando a Comissão de Avaliação do SEN (CAS). Ao traçarmos um paralelo entre as intenções da avaliação proposta pela Marinha e as expressas na avaliação oficial realizada pelo Ministério da Educação (MEC) nas Instituições de Ensino Superior (IES), através do SINAES, buscamos problematizaras duaspráticas avaliativas, desmistificando e superando as dicotomias e refletindo sobre as tensões que permeiam o ato de avaliar, verificando potenciais nelas contidas para avançar em uma avaliação transformadora. Os dados indicaram tensões entre modelos de avaliação por produtos e aqueles valorizadores de processos que, uma vez trabalhados de forma não-dicotômica, podem representar avanços para processos de avaliação institucional.
Abstract: The present study aimed to discuss institutional evaluation, its paradigms and existing evaluation models, historically contextualizing those in international and Brazilian thought and evaluation practices and policies. It sought toanalyze the proposed alternatives to evaluate an educational institution, taken as a case study, building on a multicultural approach that takes into account the plural institutional identities and their education purposes. The focus was the analysis of an evaluation methodology recently implanted in the Navy, understood as a specific cultural institutional identity. Two Military Organizations of Teaching were part of the analysis, and data were collected through interviews and participant observation accomplished during the Period of Accomplishment of External Evaluation (PRAE), by accompanying the Commission of Evaluation of SEN (CAS).We draw a parallel between the intentions of the evaluation proposed by the Navy and those expressed in the official evaluation proposed by the Ministry of Education (MEC) for the Institutions of Higher education (IES), through the Law of the SINAES(Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior).We highlight challenges in both evaluative practices, trying to unveil their myths as well as to overcome dichotomies, seeking to multiculturally interpret the tensions that permeate the action of evaluating, so as to pinpoint their potentials and move forward towards a transformative evaluation. Data indicated tensions between evaluation models turned towards measurement of products and those that value internal processes which, once worked out in a non-dychotomic perspective, could arguably improve institutional evaluation processes.
URI: http://repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/844743
Aparece nas coleções:Ensino: Coleção de Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissertacao_Natalia.pdf842,49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.