logo-ri

Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)

Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/844964
Título : Jogos de Guerra: O papel dos Jogos de Guerra na Gestão do Conhecimento da Escola de Guerra Naval
Autor : Fernandes, Diego Canat Janeiro
metadata.dc.contributor.advisor: Silva, Marcelo William M. da
Palabras clave : Gestão do Conhecimento
Escola de Guerra Naval (EGN)
Áreas de conocimiento de la DGPM: Defesa Nacional
Jogos de guerra e de crise
Fecha de publicación : 2019
Editorial : Escola de Guerra Naval (EGN)
Descripción : Na Marinha do Brasil, os Jogos de Guerra da Escola de Guerra Naval são empregados como uma ferramenta de aprendizagem e de desenvolvimento do processo decisório, a fim de validar planejamentos militares, doutrinas e procedimentos. Neles são utilizados a imersão dos jogadores em um ambiente simulado e controlado. Em face desse cenário, o propósito desta pesquisa é analisar, à luz das teorias do aprendizado e da gestão do conhecimento, o papel dos jogos curriculares praticados pela instituição, com ênfase nos Oficiais-Alunos do Curso de Estado-Maior para Oficiais Superiores. Para tanto, busca-se destacar suas principais potencialidades, a fim de responder a questões sobre sua validade da ferramenta no auxílio a aprendizagem e sobre o posicionamento dos Jogos de Guerra da Escola na transmissão do conhecimento, de modo a se obter uma vantagem competitiva. Para alcançar esse objetivo, foi estabelecido como desenho da pesquisa o confronto da teoria com a realidade. Para tanto, a pesquisa teve como norte os pressupostos teóricos de autores como Piaget, Abt, Nonaka, Takeuchi, Perla e McHugh. Ademais, ao longo da pesquisa, foram destacados os fatos históricos da implementação dos jogos na MB. Assim, foi possível observar que a evolução tecnológica e os investimentos na estruturação do Centro de Jogos de Guerra demonstraram a importância dada pela administração naval a essa ferramenta. Evidenciou-se, também, como o uso dos jogos da EGN contribuem com o desenvolvimento da capacitação dos Oficiais-Alunos e proporcionam à MB uma ampliação da sua base do conhecimento. Dessa maneira, após feita a análise proposta, concluiu-se que os jogos de guerra atingem ao seu propósito e, por isso, houve aderência às teorias citadas.
Access: Acceso abierto
URI : http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/844964
Type: Proyecto fin de carrera
Aparece en las colecciones: Defesa Nacional: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
CEMOS074_MONO_CC_ CANAT .pdf870,04 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.