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https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/845002
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Pereira, Sergio Carlos de Sousa | - |
dc.contributor.author | Soares, André Luis Abreu Castelo | - |
dc.date.accessioned | 2022-07-05T18:14:40Z | - |
dc.date.available | 2022-07-05T18:14:40Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/845002 | - |
dc.description | O propósito da pesquisa é identificar se a experiência de voo e o treinamento constituem-se fatores determinantes para a mitigação dos riscos de incidentes e acidentes aeronáuticos e em que circunstâncias as pessoas têm a capacidade de tomar decisões válidas de maneira intuitiva. Para isso, é confrontada a decisão do Comandante Chesley Sullenberger do voo 1549, tomada a bordo do avião Airbus A320 da US Airways, ocorrida em 15 janeiro de 2009. A decisão após perder a propulsão de ambos os motores, depois de chocar-se com um bando de aves, enquanto trabalhava para pousar com segurança no rio Hudson, Nova Iorque, EUA. A decisão foi escolhida como objeto de estudo porque refletia a dicotomia entre a intuição e a racionalidade. Na análise do caso, foram identificadas variáveis suportadas pelo referencial teórico que explicam como a decisão foi tomada por meio da intuição, decisão por reconhecimento evocado e da decisão naturalista. Também foi descrito como o treinamento para se adquirir a intuição de especialista pode ser realizado por meio de simuladores, adestramentos, elevando a consciência situacional e melhorando o gerenciamento do voo e consequentemente, a segurança de todo o transporte aéreo. Por fim, ficou demonstrado que a decisão foi intuitiva e válida, tomada sob circunstâncias de forte pressão e com pouco tempo para uma resposta. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Escola de Guerra Naval (EGN) | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Apresentado à Escola de Guerra Naval, como requisito parcial para a conclusão do Curso de Estado-Maior para Oficiais Superiores - CEMOS 2018 | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Intuição | pt_BR |
dc.subject | Racionalidade | pt_BR |
dc.subject | Decisão por reconhecimento evocado | pt_BR |
dc.title | A intuição e a racionalidade: como a experiência de voo e o treinamento podem influenciar nas decisões certas | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.location.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.dgpm | Defesa Nacional | pt_BR |
dc.subject.dgpm | Processo de tomada de decisão | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Defesa Nacional: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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