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Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)

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Título: Liderança na MB: a importância da meritocracia como ferramenta de liderança no CFN
Título(s) alternativo(s): A importância da meritocracia como ferramenta de liderança no CFN
Autor(es): Tonini, Alexandre Vasconcelos
Orientador(es): Oliveira, José Claudio da Costa
Palavras-chave: Cultura Organizacional
Meritocracia
Motivação
Corpo de Fuzileiros Navais - Liderança
Áreas de conhecimento da DGPM: Liderança
Data do documento: 2020
Editor: Escola de Guerra Naval (EGN)
Descrição: Este estudo objetiva compreender se a meritocracia deve ou não se constituir em instrumento de liderança na condução de militares do Corpo de Fuzileiros Navais. Justifica-se a questão diante da percepção de desmotivação de militares da Marinha do Brasil. Existe, por parte de alguns, a compreensão de que os esforços não são devidamente reconhecidos por líderes no dia a dia, assim como em processos de avaliação e seleção ao longo de suas carreiras, provocando descrença em critérios meritocráticos e, em última instância, comprometendo a imprescindível relação de confiança entre líderes e liderados. Por isso, entender integralmente o conceito de meritocracia possibilitará o estabelecimento de possível conexão entre essa definição e as práticas de liderança eficaz. O estudo dessa correlação poderá funcionar como um catalisador para mudanças, ao promover reflexões e posicionamento crítico sobre a essencial relação entre líderes e liderados, assim como aprofundar a compreensão de líderes em relação a desempenho, motivação e bem-estar de liderados. O estudo fundamentou-se, para isso, em pesquisa quali-quantitativa, balizada, ainda, por revisão bibliográfica vinculada ao tema e análise de conteúdo de questionários semiestruturados, dirigidos a Comandantes de Organizações Militares do Corpo de Fuzileiros Navais, justamente com o objetivo de aferir a importância da meritocracia em práticas de liderança. O recorte temporal da pesquisa enfatizou o período das duas últimas décadas do século XX aos dias de hoje, tendo em vista que os princípios iniciais de importantes abordagens teóricas sobre liderança mantiveram, nesse período, a recorrência e a atualidade do debate sobre o tema. Priorizou-se, para a leitura de dados, a técnica de análise de conteúdo que, por sua vez, auxiliou pesquisar, refletir e discutir as respostas às perguntas abertas presentes no questionário respectivo. O estudo suscitou discussão referente à normatização e instrumentalização da meritocracia no CFN, a inclusão do tema em documentos e currículos de cursos, a premência em desenvolver um sistema de avaliação de pessoal que vise inibir a falta de padronização, bem como realizar esforços no sentido de conscientizar os líderes do CFN em relação à relevância do feedback, em especial em processos de avaliação de desempenho, até que essa prática esteja consagrada na sua cultura organizacional.
Abstract: This study aims to understand whether or not meritocracy should constitute a leadership instrument in the conduct of military personnel from the Brazilian Marine Corps (BRMC). The question is justified in view of the perceived demotivation of military personnel in the Brazilian Navy. There is, on the part of some, the understanding that efforts are not properly recognized by leaders on a daily basis, as well as in evaluation and selection processes throughout their careers, causing disbelief in meritocratic criteria and, ultimately, compromising the essential relationship of trust between leaders and followers. Therefore, fully understanding the concept meritocracy will make it possible to establish a possible connection between this definition and effective leadership practices. The study of this correlation can act as a catalyst for change, by promoting reflections and critical positioning on the essential relationship between leaders and followers, as well as deepening the understanding of leaders in relation to performance, motivation and well-being of those being led. For this purpose, the study was based on qualitative and quantitative research, guided by a bibliographic review related to the theme and content analysis of semi-structured questionnaires, addressed to Commanders of Military Organizations of the Brazilian Marine Corps, precisely with the objective of assess the importance of meritocracy in leadership practices. The time frame of the research emphasized the period from the second half of the twentieth century to the present day, bearing in mind that the initial principles of important theoretical approaches to leadership maintained, in that period, the recurrence and the currentness of the debate on the topic. Priority was given, for data reading, to the content analysis technique, which, in turn, helped to research, reflect and discuss the answers to the open questions present in the respective questionnaire. The study gave rise to a discussion regarding the standardization and instrumentalization of meritocracy in the BRMC, the inclusion of the topic in course documents and curricula, the urgency to develop a personnel assessment system that aims to inhibit the lack of standardization, as well as making efforts to make BRMC leaders aware of the relevance of feedback, especially in performance evaluation processes, until this practice is enshrined in their organizational culture
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/845165
Tipo: Trabalho de fim de curso
Aparece nas coleções:Fuzileiros Navais: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso

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