
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/845231
Título : | O uso das Doutrinas de Controle Naval do Tráfego Marítimo na Segurança Marítima: possibilidades de simultaneidade, alternância e adaptabilidade |
Autor : | Silva, Uanderson Simonin Lauriano da |
metadata.dc.contributor.advisor: | Calfa, Ewerton Rodrigues |
Palabras clave : | CNTM NCAGS Novas ameaças Linhas de comunicação marítima |
Áreas de conocimiento de la DGPM: | Defesa Nacional |
Fecha de publicación : | 2020 |
Editorial : | Escola de Guerra Naval (EGN) |
Descripción : | O sistema de comboios, há muito tempo, foram as primeiras tentativas de efetiva proteção às Linhas
de Comunicação Marítima, através do estabelecimento de corredores e de rotas voltados para a
segurança, exatamente quando se estabelece comboios voltados para defesa de navios mercantes,
ou ainda, contra vários tipos de ameaças que possam existir. Dessa forma, os navios obtinham
maior apoio e segurança ao longo de seu deslocamento. Guerras foram travadas com intuito de
garantir a supremacia e controle das LCM, contudo, ao final da Guerra Fria foi percebido a
emergência de velhos problemas, reaparecendo em diferentes Estados, denominados novas
ameaças. Para poder combatê-las, foi necessário que todo o mundo se voltasse para novos
conceitos, direcionados para a segurança marítima, aplicando-se imediatamente planos antecipados
que pudessem reagir, de maneira eficaz e imediata, contra essas possíveis ameaças, e com isso
disseminou-se o renomado conceito de consciência situacional marítima. Nesse contexto, o CNTM
teve que evoluir no período entre o final da segunda guerra mundial, e o final da guerra fria, neste
mesmo período apareceu, a Naval Cooperation and Guidance for Shipping (NCAGS), muito
utilizado em países da Organização do Tratado do Atlantico Norte (OTAN), cuja doutrina foca
mais em segurança das novas necessidades do Estado. Sendo assim, o objetivo do presente trabalho
é apresentar as duas doutrinas de segurança marítima e demonstrar que é possível utilizar as duas
ao mesmo tempo ou em alternância, visto que são flexíveis, adaptáveis e parceiras quando se trata
de segurança marítima e do Estado. Apresentado à Escola de Guerra Naval, como requisito parcial para a conclusão do Curso de Estado-Maior para Oficiais Superiores - CEMOS 2020 |
Access: | Acceso abierto |
URI : | http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/845231 |
Type: | Proyecto fin de carrera |
Aparece en las colecciones: | Defesa Nacional: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
CEMOS_122 _MONO_CC_CA_UANDERSON.pdf | 1,1 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.