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https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/845349
Título : | Realidade Virtual como ferramenta de apoio na tomada de decisão no Combate em Ambientes Confinados |
Autor : | Gonçalves, Thiago da Silva |
metadata.dc.contributor.advisor: | Alberto Barbosa Raposo |
Palabras clave : | Ambiente virtual Treinamento militar Simulação |
Áreas de conocimiento de la DGPM: | Computação gráfica |
Fecha de publicación : | 2022 |
Editorial : | Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) |
Descripción : | Os combates modernos acontecem cada vez mais dentro das cidades, muitas vezes dentro de casa, becos, galpões, em ambientes com um espaço restrito onde tudo acontece de maneira muito rápida e com adversários que não são fáceis de serem identificados. Em uma situação dessa, a identificação positiva do alvos e torna imprescindível para que o soldado possa decidir da maneira correta se deve ou não atirar no que ele está vendo. Esse é um dos desafios que o Corpo de Fuzileiros Navais enfrenta: preparar seu soldado para nova realidade de maneira segura e com baixos custos. Por esse motivo a Realidade Virtual pode ser uma solução plausível para esse problema, preparar o militar no seu processo decisório e de maneira eficiente para uma situação de combate em ambiente confinado. O presente trabalho foi baseado em dois ambientes virtuais, o primeiro é uma sala de treinamento e o segundo, uma situação de combate em ambiente confinado (CQB - Close Quarters Battle). Em ambas as situações,8 instruendos foram avaliados por 4 instrutores, onde obtivemos resultados positivos referentes a possibilidade do emprego do sistema no adestramento de CQB para o ensino da identificação positiva do alvo, além de propostas de estudos futuros. |
Resumen : | Modern combat increasingly takes place inside cities, often indoors, alleys,sheds, in environments with a restricted space where everything happens veryquickly and with opponents that are not easy to identify. In such a situation,positive identification of the target becomes essential so that the soldier cancorrectly decide whether or not to shoot what s/he is seeing. This is one of thechallenges that the Marine Corps faces: to prepare the soldier for a new realityin a safe and low-cost way. For this reason, Virtual Reality can be a plausiblesolution to this problem, preparing the military in its decision-making processand efficiently for a combat situation in a confined environment. The presentwork was based on two virtual environments, the first one is a training room,and the second a Close Quarters Battle (CQB). In both situations, 8 trainees were evaluated by 4 instructors, where we obtained positive results regardingthe possibility of use of the system in CQB training to teach positive target identification, in addition to proposals for future studies. |
Access: | Acceso abierto |
URI : | http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/845349 |
Type: | Tesis de maestría |
Aparece en las colecciones: | Tecnologia da Informação: Coleção de Dissertações |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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