logo-ri

Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/845368
Título: O emprego das Aeronaves Remotamente Pilotadas em prol da segurança marítima: segundo os ensinamentos da teoria de John Boyd.
Autor(es): Oliveira, Ricardo Carvajal
Orientador(es): Soares, Gustavo Ramalho
Palavras-chave: Aeronaves Remotamente Pilotadas (ARP)
Segurança marítima
Teoria do ciclo OODA
John Boyd
Áreas de conhecimento da DGPM: Defesa Nacional
Data do documento: 2021
Editor: Escola de Guerra Naval (EGN)
Descrição: O objetivo da pesquisa é evidenciar a aderência entre o emprego das Aeronaves Remotamente Pilotadas e as tarefas desempenhadas pela Marinha do Brasil, especialmente, no que tange à Segurança Marítima. A fundamentação do estudo foi realizada segundo os ensinamentos da Teoria do Ciclo OODA de John Boyd, identificando em seus conceitos a correlação do ambiente operacional e as possíveis ameaças que afetam os interesses nacionais. Observa-se que a teoria promove um considerável incremento da consciência situacional, viabiliza a paralisia estratégica do oponente e, consequentemente, contribui para uma adequada capacidade de Comando e Controle. O uso da metodologia do Ciclo OODA proporciona um significativo benefício no processo de tomada de decisão, por intermédio das informações essenciais obtidas na operação com o ScanEagle. Verifica-se a crescente importância política e estratégica que o Brasil tem atribuído para o tema da Segurança Marítima, em seus ambientes marítimo e fluvial, coadunando com os objetivos e estratégias nacionais. Nesse sentido, apresenta-se a sua estrutura organizacional e a relevância do esforço interagências no cumprimento das tarefas voltadas para a proteção marítima. Para alcançar uma melhor compreensão e responder à questão central deste trabalho, explora-se as vantagens operacionais na utilização do Sistema de Aeronaves Remotamente Pilotadas Embarcadas ScanEagle. Por fim, constata-se que a escolha da aeronave não tripulada ScanEagle pela Marinha do Brasil contribuirá efetivamente no desempenho de sua aplicação para a Segurança Marítima, por meio das suas características operativas e atendendo as expectativas inerentes às capacidades de defesa e segurança.
Apresentado à Escola de Guerra Naval, como requisito parcial para a conclusão do Curso de Estado-Maior para Oficiais Superiores - CEMOS 2021
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/845368
Tipo: Trabalho de fim de curso
Aparece nas coleções:Defesa Nacional: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CEMOS_010_DIS_CC_CA_CARVAJAL.pdf365,96 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.