logo-ri

Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/845697
Título: Fundamentos da ofensiva do Corpo de Fuzileiros Navais: estudo da operação Iraqi Freedom
Autor(es): Lyra Junior, Carlos Alberto Farage de
Orientador(es): Rodrigues Junior, Glaucio
Palavras-chave: Fundamentos da Ofensiva
Choque e Pavor
Fuzileiros Navais
Operação Iraqi Freedom
Áreas de conhecimento da DGPM: Operações
Data do documento: 2021
Editor: Escola de Guerra Naval (EGN)
Descrição: O objetivo da pesquisa é identificar na participação dos Fuzileiros Navais estadunidenses, durante a Operação Iraqi Freedom, em 2003, durante a Ofensiva que saiu do Kuwait em direção a Bagdá, os Fundamentos da Ofensiva descritos pelo Comando-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais. A partir da análise da ação do I Marine Expedionary Force, confirmar os Fundamentos da Ofensiva do Corpo de Fuzileiros Navais e identificar oportunidades de melhoria à Doutrina. Foi utilizado a Doutrina do Corpo de Fuzileiros Navais brasileiro, do Corpo de Fuzileiros Navais estadunidense e a Teoria do “Choque e Pavor” escrita por Harlan K. Ullmann (1941 - ) e James P. Wade (1930 - ) como apoio a pesquisa. A aplicação dos Fundamentos da Ofensiva é testada no cenário da Guerra do Iraque, em 2003, na Operação Iraqi Freedom, que teve grande influência dos conceitos lançados Ullmann e Wade. A análise da operação ofensiva realizada pelos Fuzileiros Navais estadunidenses, à luz da Doutrina do Corpo de Fuzileiros Navais brasileiro permitiu confirmar a semelhança da Doutrina dos dois países. A pesquisa indicou não haver ganho doutrinário para os Fundamentos da Ofensiva do Corpo de Fuzileiros Navais brasileiro, quando confrontados com os pontos de destaque da Teoria do “Choque e Pavor” e que tanto no nível tático, quanto no nível operacional, os Fundamentos da Ofensiva devem ser aplicados pelos comandantes, sendo que no nível tático eles são mais decisivos.
Apresentado à Escola de Guerra Naval, como requisito parcial para conclusão do Curso de Estado-Maior para Oficiais Superiores (C-EMOS 2021).
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/845697
Tipo: Trabalho de fim de curso
Aparece nas coleções:Operações Navais: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CEMOS2021_FARAGE.pdf7,29 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.