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https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/845729
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Ferreira, Adler Cardoso ; Soares, Lima | pt_BR |
dc.contributor.author | Fernandes, Felipe Sobral | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-12T16:35:24Z | - |
dc.date.available | 2023-01-12T16:35:24Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.uri | https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/845729 | - |
dc.description | O objetivo desta monografia é avaliar se as condições preconizadas, após as negociações entre o Brasil e a Organização das Nações Unidas (ONU), na Letter of Assist (LOA) atenderam, satisfatoriamente, aos custos de operação dos navios desdobrados em missão de Operação de Paz (OPaz) no Líbano. Para tal, escolhemos como objeto de estudo os quatro Motores de Combustão Principal (MCP) da Fragata União, durante a comissão Líbano XV, no ano de 2019. Por meio de uma metodologia sistêmica, utilizamos o método Failure Mode and Effect Analysis (FMEA) para identificar e segregar os serviços mais relevantes dentre todas as necessidades existentes para, num segundo momento, analisá-las quantitativamente empregando o método de Composição de Custos de Manutenção segundo Almeida (CCMA). No final, o resultado foi ajustado pelos custos de funcionamento dos motores para ser confrontado com a importância repassada pela ONU ao Governo Brasileiro (GB). Concluímos que o valor do reembolso NÃO foi suficiente para abarcar todos os gastos inerentes a 24 horas de operação ininterrupta de um navio desdobrado em missão no Líbano denotando a importância de uma melhor negociação dos termos preconizado na LOA, pelo GB com ONU, a fim de garantir uma melhor compensação pelo emprego do meio. Entendemos que, a despeito do acréscimo da compensação financeira, a participação brasileira deve ser mantida em função da demonstração de capacidade logística realizada, como uma Marinha capaz de atuar afastada de sua Base Naval (BN) em tão nobre missão, enquanto o Brasil pleiteia uma cadeira permanente no Conselho de Segurança das Nações Unidas (CSUN), além de ensejar melhor visibilidade e articulação com a classe política brasileira a fim de angariar melhores investimentos na instituição. | pt_BR |
dc.description | Apresentado à Escola de Guerra Naval, como requisito parcial para conclusão do Curso de Estado-Maior para Oficiais Superiores (C-EMOS 2021) | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Escola de Guerra Naval (EGN) | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Operações de paz | pt_BR |
dc.subject | Organização das Nações Unidas | pt_BR |
dc.subject | Letter of Assist | pt_BR |
dc.subject | Reembolso | pt_BR |
dc.subject | Custos de operação | pt_BR |
dc.subject | FMEA | pt_BR |
dc.title | Custos de operação de um navio na UNIFIL: a importância de um reembolso adequado | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.subject.dgpm | Logística militar naval | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Defesa Nacional: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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