logo-ri

Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/846007
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPeçanha , Otacílio Bandeira Peçanhapt_BR
dc.contributor.authorQuadros, Marcelo Maza-
dc.date.accessioned2023-03-22T17:05:16Z-
dc.date.available2023-03-22T17:05:16Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.urihttps://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/846007-
dc.descriptionO petróleo é considerado um recurso estratégico pelos Estados, sendo capaz de contribuir fortemente na segurança energética e prosperidade de um país. A tendência para os próximos 30 anos é de que os países deverão manter grande dependência pelo petróleo, pois não existem, ainda, novos paradigmas tecnológicos e geopolíticos propícios a alterar essa realidade. A guerra na Ucrânia tornou evidente que a desejada transição energética não pode sobrepujar a segurança energética dos países, em um mundo onde petróleo e gás são responsáveis por mais da metade da demanda energética mundial. Favorecido por vantagens territoriais e geopolíticas, que outros países produtores não possuem, o Brasil poderá se reposicionar definitivamente na vanguarda da exploração pelo globo, como um grande produtor e exportador de hidrocarbonetos. Contudo, o crescente comércio exterior de petróleo do Brasil está em constante ameaça, pois em pleno século XXI, pode-se constatar a ocorrência de ataques de piratas e roubo armado contra navios petroleiros, em regiões como no Golfo da Guiné, sudeste da Ásia, Golfo de Áden e Mar do Caribe. Por outro lado, as companhias petrolíferas internacionais passam a se interessar por outras regiões de exploração offshore, menos conturbadas, como o Pré-sal no Brasil. Essa oportunidade contribui para a expansão da produção e das exportações de petróleo e gás natural pelo País que, até o presente momento, não registra atos de pirataria em seu litoral. Em ambos os casos, há de se reconhecer a necessidade imprescindível da Marinha do Brasil (MB) garantir a proteção marítima de navios e plataformas de petróleo contra esses ilícitos, afastando, inclusive, o risco de migração desses ataques para a Amazônia Azul®. Dessa forma, este estudo analisa o Programa das Fragatas Classe Tamandaré (PFCT) e o Projeto de Obtenção dos Navios- Patrulha Oceânicos Brasileiros (NPaOc-BR), frente às ameaças à segurança marítima do tráfego mercante de interesse da indústria do petróleo brasileira; bem como identifica oportunidades para a MB captar recursos extraorçamentários, a fim de viabilizar a construção dos NPaOc-BR no curto prazopt_BR
dc.description.abstractOil is considered a strategic resource by States, being able to strongly contribute to the energy security and prosperity of a country. The trend for the next 30 years is for countries to remain heavily dependent on oil, as there are still no new technological and geopolitical paradigms capable of replacing this reality. The war in Ukraine has made it clear that the desired energy transition cannot overcome the energy security of countries, in a world where oil and gas are responsible for more than half of the world's energy demand. Favored by territorial and geopolitical advantages, which other producing countries do not have, Brazil will be able to definitively reposition itself at the forefront of exploration around the globe, as a major producer and exporter of hydrocarbons. However, Brazil's growing foreign oil trade is under constant threat, as in the 21st century, pirate attacks and armed robbery against oil tankers can be seen in regions such as the Gulf of Guinea, Southeast Asia, Gulf of Aden and Caribbean Sea. On the other hand, international oil companies are becoming interested in other, less troubled offshore exploration regions, such as the Pré-sal in Brazil. This opportunity contributes to the expansion of production and exports of oil and natural gas in the country, which, until now, has not recorded any acts of piracy on its coast. In both cases, it is necessary to recognize the essential need of the Brazilian Navy (MB) to guarantee the maritime protection of ships and oil platforms against these illicit acts, even removing the risk of migration of these attacks to the Blue Amazon™. Thus, this study analyzes the Tamandaré Class Frigates Program (PFCT) and the Brazilian Ocean Patrol Vessels Project (NPaOc-BR), in the face of threats to maritime security of merchant traffic of interest to the Brazilian oil industry; as well as it identifies opportunities for the MB to raise extrabudgetary resources, to enable the construction of the NPaOc-BR in the short termpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEscola de Guerra Naval (EGN)pt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectGeopolítica - Petróleopt_BR
dc.subjectMarinha do Brasilpt_BR
dc.subjectPiratariapt_BR
dc.subjectSegurança marítimapt_BR
dc.titleA protecão marítima do comércio exterior de petróleo do Brasil petróleo do Brasil : desafios e oportunidades para a Marinha do Brasilpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.subject.dgpmGeopolíticapt_BR
Aparece nas coleções:Abastecimento: Coleção de Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CPEM 2022_QUADROS_MAZA.pdf6,19 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.