logo-ri

Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)

Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/846400
Título : Impact of COVID-19 on the efficiency of Brazil’s major container terminals: a two-stage network DEA based Malmquist approach
Autor : Souza, Gabriel Serraino Moreira de
metadata.dc.contributor.advisor: Figueiredo, Otavio H. dos Santos
Lauro, Adriano
Palabras clave : Disrupção da cadeia de suprimentos
Eficiência portuária
Terminais de contêineres
Áreas de conocimiento de la DGPM: Abastecimento
Fecha de publicación : 2023
Editorial : Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Descripción : A pandemia de COVID-19 não apenas representou um grave problema de saúde, mas também um forte golpe na economia global. Devido a bloqueios rígidos, as atividades manufatureiras e logísticas foram suspensas em todo o mundo e impactando diferentes setores, dentre eles as cadeias de abastecimento marítimas. Este estudo aplica a Análise Envoltória de Dados (DEA) em rede de dois estágios, associada ao índice de Malmquist, a fim de analisar o impacto da pandemia de COVID-19 na eficiência dos 20 principais terminais de contêineres brasileiros. O modelo utiliza três dados de entradas (área total, número de berços e área de armazenagem), um dado de entrada intermediário (número de atracações) e um dado de saída (movimentação de contêineres) considerando a infraestrutura física e a consolidação de embarques como os dois drivers de eficiência. As descobertas indicam que a pandemia de COVID-19 não teve um impacto significativo nos terminais da amostra. Os resultados podem fornecer insights para futuras políticas governamentais e estratégias de gestão destinadas a melhorar a eficiência, robustez, resiliência, competitividade e segurança dos terminais de contêineres brasileiros frente a eventos que provocam disrupção em cadeias de suprimentos.
Resumen : The COVID-19 pandemic not only represented a serious health issue but also a severe hit on global economy. Due to strict lockdowns, manufacturing and logistic activities have been suspended worldwide impacting different sectors, including maritime supply chains. This study applies a two-stage network Data Envelopment Analysis (DEA) with a Malmquist index approach to 20 major Brazilian container terminals in order to analyze the impact of COVID-19 pandemic on their efficiency. The model uses three inputs (total area, number of berths and warehousing area), one intermediate input (shipment frequency) and one output (container throughput) considering physical infrastructure and shipment consolidation as the two efficiency drivers. The findings indicate the onset of COVID-19 pandemic did not have a significant impact on the sample’s terminals. Results can provide insights for future government policies and management strategies aimed at improving Brazilian container terminals’ efficiency, robustness, resilience, competitiveness and security ahead of supply chain disruptive events.
Access: Acceso abierto
URI : https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/846400
Type: Tesis de maestría
Aparece en las colecciones: Abastecimento: Coleção de Dissertações

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Master Thesis - Gabriel Souza - Versão final.pdf1,57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.