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https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/846785
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Messeder, Alan A. | pt_BR |
dc.contributor.author | Pinho, Gustavo De La Torre | - |
dc.date.accessioned | 2024-03-25T17:42:41Z | - |
dc.date.available | 2024-03-25T17:42:41Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.uri | https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/846785 | - |
dc.description | No final do século XIX, Alfred Marshall já indicava a importância da territorialização e da localização das empresas, ressaltando que a concentração geográfica das atividades produtivas poderia ser determinante na eficiência e na eficácia econômica de uma comunidade. Essa teoria se tornou relevante para a organização das atividades marítimas, impulsionando a criação dos Clusters Marítimos, configurando-se como um mecanismo adequado para lidar com a complexidade e a constante evolução dessas atividades. Clusters são concentrações geográficas de empresas, fornecedores e instituições de um determinado setor econômico, onde ocorre a interação colaborativa, compartilhamento de conhecimentos, recursos e tecnologias para aumentar a competitividade e a capacidade de inovação. A teoria da Governança Colaborativa (GC) desenvolvida por Ansell e Gash (2008) emerge como uma alternativa para lidar com as falhas na implementação das decisões gerenciais, os altos custos e a politização da regulamentação. O Plano Estratégico da Marinha do Brasil destaca a importância de impulsionar a indústria naval e a base industrial de defesa do país, buscando medidas alinhadas com a realidade econômica, tecnológica e orçamentária do Brasil, incluindo a criação de Clusters Marítimos, os quais podem proporcionar uma interação efetiva entre os setores governamentais, acadêmicos e empresariais. Nesse contexto, foi criado, em 2019, o Cluster Tecnológico Naval do Rio de Janeiro (CTN-RJ). Por meio da análise dos principais documentos disponibilizados pelo referido Cluster e os insights obtidos a partir dos apontamentos realizados por seus representantes, o objetivo deste trabalho é verificar se há indícios da presença dos elementos da teoria da GC desenvolvida por Ansell e Gash (2008) no ambiente de governança do Cluster. A análise sobre a implementação dos fundamentos da GC no contexto do CTN-RJ pode contribuir para o aprimoramento de sua governança e gestão, por meio da efetiva colaboração entre seus stakeholders, com base nos princípios de gestão compartilhada e transparente. A adoção dessa abordagem pode facilitar a busca pelo desenvolvimento econômico, trazendo benefícios tanto para o setor marítimo quanto para a sociedade. Dessa forma, promover a GC no âmbito do CTN-RJ pode contribuir significativamente para o crescimento econômico do Estado do Rio de Janeiro (ERJ) e para o fortalecimento da Economia Azul. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Escola de Guerra Naval (EGN) | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Clusters | pt_BR |
dc.subject | Governança Colaborativa | pt_BR |
dc.subject | Indústria Naval | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento tecnológico. | pt_BR |
dc.subject | Economia Azul | pt_BR |
dc.title | O cluster tecnológico naval do rio de janeiro: uma perspectiva sob a teoria da governança colaborativa | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.subject.dgpm | Economia e indústria de defesa | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ciência, Tecnologia e Inovação: Coleção de Dissertações |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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