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https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/847653
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Ribeiro, Flávio Luiz Cardoso | - |
dc.contributor.advisor | Moro, Luis Gustavo | - |
dc.contributor.author | Tupinambá, Paulo Fernando Guimarães | - |
dc.date.accessioned | 2025-03-17T17:46:23Z | - |
dc.date.available | 2025-03-17T17:46:23Z | - |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.uri | https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/847653 | - |
dc.description | Este trabalho desenvolveu um software em MATLAB para análise da estabilidade e qualidade de voo de aeronaves de asas rotativas, conforme os critérios da norma ADS-33E-PRF. Inspirado no Control Designer’s Unified Interface (CONDUIT), o sistema automatizou a identificação dos modos dinâmicos, a avaliação dos critérios de Largura de Banda e Razão de Amortecimento, e a discretização das curvas normativas, oferecendo gráficos detalhados para análise de conformidade. O desenvolvimento deste projeto envolveu uma ampla revisão bibliográfica que abrangeu desde conceitos básicos sobre a geometria e componentes dos helicópteros, até a análise do desempenho dessas aeronaves, destacando as características intrínsecas de sua dinâmica de voo, a função de dispositivos instalados e o estudo aprofundado das equações de movimento e modos dinâmicos de oscilação. Além disso, foi fundamental compreender os requisitos apresentados na norma ADS-33E-PRF e os objetivos que motivam sua existência. A validação dos algoritmos desenvolvidos foi conduzida com base nas matrizes linearizadas de três helicópteros: matriz fornecida pelo IPEV, AH-1G e OH-6A, parametrizadas conforme a velocidade à frente. Esses testes demonstraram a consistência do algoritmo de identificação dos modos dinâmicos proposto. Os resultados destacaram a aplicação prática das ferramentas gráficas desenvolvidas, avaliando o desempenho do helicóptero cuja matriz foi fornecida pelo IPEV de acordo com os critérios estabelecidos. O software provou ser uma ferramenta valiosa para engenheiros e pesquisadores, facilitando a análise de conformidade e auxiliando no processo de otimização de aeronaves.Este trabalho desenvolveu um software em MATLAB para análise da estabilidade e qualidade de voo de aeronaves de asas rotativas, conforme os critérios da norma ADS-33E-PRF. Inspirado no Control Designer’s Unified Interface (CONDUIT), o sistema automatizou a identificação dos modos dinâmicos, a avaliação dos critérios de Largura de Banda e Razão de Amortecimento, e a discretização das curvas normativas, oferecendo gráficos detalhados para análise de conformidade. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Aeronáutica | pt_BR |
dc.subject | Helicóptero | pt_BR |
dc.subject | Estabilidade de aeronaves | pt_BR |
dc.subject | Qualidade de voo | pt_BR |
dc.title | Desenvolvimento de software para análise de estabilidade de aeronaves em comparação com normas de qualidade de voo | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.subject.dgpm | Aeronáutica | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Aeronáutica: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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TG_Tupinamba_final.pdf | 5,32 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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