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Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSeidl, Helenapt_BR
dc.contributor.authorFreitas, Filipe Viglongo Corrêa Vilardo de-
dc.date.accessioned2025-03-27T18:47:00Z-
dc.date.available2025-03-27T18:47:00Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.urihttps://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/847719-
dc.descriptionO Sistema de Saúde da Marinha (SSM) vem buscando modernizar-se adotando práticas mais contemporâneas e buscando padrões mais elevados na prestação de serviços de saúde. No tocante à assistência em saúde, a avaliação do usuário é um importante componente da qualidade dos serviços e deve ser encarada como instrumento de planejamento e ferramenta de apoio à tomada de decisão. A despeito das dificuldades metodológicas, a partir da década de 90, os estudos de satisfação em relação aos serviços de saúde ganharam destaque no Brasil, com o fortalecimento da accountability e da participação da comunidade nos processos de planejamento e avaliação fomentados principalmente pela Constituição Federal de 1988 e pelo advento do Sistema Único de Saúde (SUS). O presente trabalho pretendeu avaliar a qualidade dos serviços prestados pela clínica de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial do Hospital Naval Marcílio Dias de acordo com a ótica do usuário através de Pesquisa de Satisfação. Os resultados obtidos revelaram alta taxa de satisfação mostrando-se coerentes com a literatura acerca do tema. Espera-se que os resultados possam contribuir para nortear ações de planejamento futuras e para disseminar a cultura de qualidade e foco voltado para o cliente.pt_BR
dc.descriptionTrabalho apresentado ao Curso de Especialização Gestão em Saúde da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, na Fundação Oswaldo Cruz, como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Gestão em Saúde (C-SUP 2022)-
dc.description.abstractThe Navy Health System (SSM) has been seeking to modernize itself by adopting more contemporary practices and seeking higher standards in the provision of health services. With regard to health care, user evaluation is an important component of service quality and should be seen as a planning instrument and a tool to support decision-making. Despite the methodological difficulties, since the 1990s, satisfaction studies in relation to health services have gained prominence in Brazil, with the strengthening of accountability and community participation in planning and evaluation processes, fostered mainly by the 1988 Federal Constitution and the advent of the Unified Health System (SUS). The aim of this study was to assess the quality of the services provided by the Oral and Maxillofacial Surgery and Traumatology clinic at the Marcílio Dias Naval Hospital from the user's point of view through a Satisfaction Survey. The results showed a high satisfaction rate, consistent with the literature on the subject. It is hoped that the results can help guide future planning actions and disseminate a culture of quality and customer focus.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEscola de Guerra Naval (EGN)pt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectAvaliação de serviços de saúdept_BR
dc.subjectQualidade da assistência à saúdept_BR
dc.subjectSatisfação do usuáriopt_BR
dc.subjectUsuáriospt_BR
dc.titleAvaliação da percepção da qualidade dos serviços ofertados pela Clínica de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial do Hospital Naval Marcílio Dias por meio de pesquisa de satisfação do usuáriopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.subject.dgpmMedicinapt_BR
Aparece nas coleções:Saúde: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Cursos

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