
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/847722
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Vidal, Cesar | pt_BR |
dc.contributor.author | Brito, Luiz Marcelo Terdulino de | - |
dc.date.accessioned | 2025-03-28T13:49:37Z | - |
dc.date.available | 2025-03-28T13:49:37Z | - |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.uri | https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/847722 | - |
dc.description | O trabalho analisou os desafios tecnológicos e oportunidades para a Base Industrial de Defesa brasileira advindos da modificação do caça F-39 Gripen para operação em navios aeródromos. Num primeiro momento, discutiu-se quais seriam as modificações no projeto da aeronave em termos de adaptações necessárias para operação em navio aeródromo. A pesquisa evidenciou desafios significativos para pouso e decolagem do Gripen, dada a complexidade da compatibilização entre navio e aeronave, sendo elencados os seguintes sistemas de nível mais alto como impactados: trem de pouso, projeto estrutural e software de controle de voo. Em seguida, com o auxílio do Sistema Integrado de Fomento à Indústria Aeroespacial, foram analisadas as capacidades da indústria de defesa do setor aeroespacial brasileiro, identificando as empresas com competências relacionadas às tecnologias necessárias às modificações do Gripen. As empresas selecionadas foram divididas em três grupos: as com tecnologias existentes, aquelas que precisam de algum tipo de apoio e as que apresentaram lacunas significativas de conhecimento. Por fim, fundamentando-se na teoria da vantagem competitiva das nações, de Michael Porter, foram propostas medidas de potencialização gerais, que são aplicáveis a todas as empresas em maior ou menor grau, bem como medidas específicas para cada grupo de empresas, entre elas: a aquisição com formação de consórcio, incluindo representantes de empresas nacionais para o grupo com competências já existentes; o incentivo do governo para o estabelecimento de parcerias estratégicas formais entre o fabricante da aeronave e as empresas nacionais que precisam de algum apoio; e a formação de clusters no modelo da tríplice hélice focados em linhas de pesquisa que gradualmente diminuam as defasagens tecnológicas para aquelas empresas com lacunas significativas de conhecimento. | pt_BR |
dc.description | Trabalho apresentado à Escola de Guerra Naval, como requisito parcial para a conclusão do Curso de Política e Estratégia Marítimas (C-PEM 2024) | - |
dc.description.abstract | The study analyzed the technological challenges and opportunities for the Brazilian Defense Industrial Base arising from the modification of the F-39 Gripen fighter jet for operation on aircraft carriers. Initially, the necessary modifications to the aircraft design for operation on an aircraft carrier were discussed. The research highlighted significant challenges for Gripen’s landing and takeoff, due to the complexity of making the aircraft and the ship compatible, identifying the following high-level systems as impacted: landing gear, structural design, and flight control software. Subsequently, with the support of the Aerospace Industry Development Integrated System, the capabilities of the Brazilian aerospace defense industry were analyzed, identifying companies with competencies related to the technologies needed for Gripen modifications. The selected companies were divided into three groups: those with existing technologies, those requiring some support, and those with significant knowledge gaps. Finally, based on Michael Porter's theory of competitive advantage of nations, general enhancement measures were proposed, which are applicable to all companies to varying degrees, as well as specific measures for each group of companies, including: acquisition through the formation of a consortium, including representatives of national companies for the group with existing competencies; government incentives for the establishment of formal strategic partnerships between the aircraft manufacturer and national companies that require some support; and the formation of clusters based on the triple helix model focused on research lines that gradually reduce technological gaps for those companies with significant knowledge deficiencies. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Escola de Guerra Naval (EGN) | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Base industrial de defesa | pt_BR |
dc.subject | F-39 Gripen | pt_BR |
dc.subject | Grande modificação de projeto aeronáutico | pt_BR |
dc.subject | Setor aeroespacial | pt_BR |
dc.subject | Tríplice hélice | pt_BR |
dc.subject | Vantagem competitiva | pt_BR |
dc.title | Modificação do F-39 Gripen para operação em navio aeródromo: desafios e oportunidades para a base industrial de defesa brasileira | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.subject.dgpm | Economia e indústria de defesa | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Defesa Nacional: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CPEM_005_TES_CL_AV_DE_BRITO.pdf | 1,77 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.