logo-ri

Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/847743
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Marcelo William Monteiro dapt_BR
dc.contributor.authorVealasquez, Alessandro Barcellos-
dc.date.accessioned2025-03-31T17:46:09Z-
dc.date.available2025-03-31T17:46:09Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.urihttps://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/847743-
dc.descriptionO Arco Norte cresce de importância em um momento em que há necessidade de uma rota alternativa para o escoamento da produção agrícola originária do Centro-Oeste do País. A localização estratégica da região contribui para o encurtamento das viagens entre o Brasil e seus maiores parceiros comerciais, como China, EUA e o continente europeu. A região aparece como uma possível solução para o efetivo transporte de commodities que, antes, era concentrado nos eixos sul e sudeste, principalmente nos portos de Santos e Paranaguá. Em virtude do aumento no volume de carga a ser escoada pelos portos do Arco Norte, é necessário melhorar o aproveitamento operacional do transporte hidroviário interior, na região. Nesse contexto, o modal hidroviário contribui, em potencial, para a logística multimodal, não somente em virtude desse desenvolvimento econômico, mas também para o deslocamento das Forças Armadas, em caso de crises emergenciais e de defesa territorial. Para tanto, demandam-se melhores condições de navegabilidade dos rios amazônicos e modernização das instalações portuárias componentes do sistema hidroviário. Além disso, observa-se uma gama de problemas que impedem o crescimento do Transporte Hidroviário Interior na região, destacando-se entre eles, a falta de coordenação nas ações entre os órgãos federais ligados aos assuntos do setor hidroviário. O objetivo geral desta tese é identificar os modos para uma melhor articulação entre os órgãos públicos, na esfera federal, visando a beneficiar o aproveitamento do modal hidroviário na região do Arco Norte e suas implicações para a Marinha do Brasil. A metodologia escolhida apoiou-se em uma pesquisa descritiva documental, por meio de consultas a fontes bibliográficas, além da realização de questionários qualitativos sobre o tema. Ao término, concluiu-se que ainda é necessário que a gestão do setor de transportes continue centralizada no Ministério da Infraestrutura e que haja maior integração entre os setores federais, principalmente entre os órgãos legisladores e executores, na articulação das ações em prol do Transporte Hidroviário Interior. Ainda como parte da conclusão, sugere-se que a Marinha do Brasil poderia: continuar como principal coordenador da Política Marítima Nacional, atualizar o Manual de Mobilização Marítima e elaborar uma publicação interna de nível estratégico que contemplasse informações adicionais sobre as hidrovias do Arco Norte.pt_BR
dc.descriptionTrabalho apresentado à Escola de Guerra Naval, como requisito parcial para a conclusão do Curso de Política e Estratégia Marítimas (C-PEM 2021)-
dc.description.abstractArco Norte is growing in importance at a time, when it is needed an alternative route to transport agricultural production from the Center-West region of the country. The region's strategic location contributes to shortening travel between Brazil and its major trading partners, like China, USA and European continent. The region appears as a possible solution for the effective transportation of commodities that, before, were concentrated in the south and southeast axes, mainly in the ports of Santos and Paranaguá. Due to the increase in the volume of the cargo transported across the ports of Arco Norte, it is necessary to improve the operational use of in land waterway transport in the region. In this context, the waterway modal contributes, potentially, to multimodal logistics, not only because of this economic development, but also for the displacement of the Armed Forces, in case of emergency, and territorial defense crises. Therefore, better navigability conditions are required on the Amazon’s rivers, besides the modernization of the ports’ structures, which make up the waterway system. In addition, there is a range of problems that avoid the growth of inland waterway transport in the region, highlighting among them, lack of coordination, in actions between federal agencies linked to issues in the waterway sector. This theses general goal is to identify the paths for a better articulation between public agencies at the federal level, aiming to benefit the use of the waterway modal in the Arco Norte region, and the consequences for the Brazilian Navy. The chosen methodology was upon a descriptive documental research, through the inquiry of bibliographic sources, in addiction to conducting qualitative questionnaires on the subject. At the end, it was concluded that it is still necessary that the management of the transport sector remains centralized in the Ministry of Infrastructure, and that there must be a greater integration between the federal sectors, especially between the legislators and executing agencies, in the articulation of actions in favor of the inland waterway transport. Also as part of the conclusion, the author suggests that Brazilian Navy could continue as the main coordinator of the National Maritime Policy update the Maritime Mobilization Manual, and prepare an internal publication at a strategic level, which could include additional information about the Arco Norte waterways.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEscola de Guerra Naval (EGN)pt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectArco Nortept_BR
dc.subjectIntegraçãopt_BR
dc.subjectMarinha do Brasilpt_BR
dc.subjectModal Hidroviáriopt_BR
dc.subjectÓrgãos Federaispt_BR
dc.titleA importância das hidrovias brasileiras como fator de força para a política marítima e a estratégia marítima brasileira: dificuldades e oportunidades do transporte hidroviário interior voltado para a região nortept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.subject.dgpmPolítica e estratégiapt_BR
Aparece nas coleções:Estudos Militares: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
035 CPEM2021_TESEFINAL_VELASQUEZ.pdf1,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.