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https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/847922
Título: | Aspectos legais e regulamentares na gestão de segurança operacional: o papel dos fatores humanos na indústria do petróleo |
Autor(es): | Teixeira Junior, Ronald |
Orientador(es): | Beirão, André Panno |
Palavras-chave: | Acidentes Industriais Aprendizado de Acidentes Indústria de Petróleo Gestão de Riscos Segurança Operacional |
Áreas de conhecimento da DGPM: | Defesa Nacional |
Data do documento: | 2024 |
Editor: | Escola de Guerra Naval (EGN) |
Descrição: | RESUMO
A indústria de petróleo e gás é caracterizada por operações complexas e de alto
risco, onde a interação entre operadores humanos e sistemas tecnológicos pode
levar a incidentes significativos se não for adequadamente gerenciada. Nesse
sentido, a presente pesquisa aborda a exploração de petróleo com um foco
específico nos fatores humanos, aspectos legais e regulatórios, e o aprendizado
derivado de grandes acidentes para a melhoria da segurança operacional no setor. A
pesquisa detalha como esses fatores podem ser mitigados através de treinamentos,
melhorias no design de sistemas e a promoção de uma cultura de segurança
robusta. Em seguida, revisa a legislação vigente, regulamentações de órgãos como
a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), no Brasil, e
normas internacionais que visam garantir a segurança e reduzir os riscos associados
às operações de exploração e produção. Além disso, a dissertação realiza uma
análise comparativa de uma série de grandes acidentes históricos, como os
desastres da Piper Alpha, P-36, Cidade de São Mateus, Alexander L. Kielland,
Enchova, Montara e Macondo. Cada caso é examinado para identificar as causas
raízes e as lições aprendidas que podem ser aplicadas para prevenir futuros
incidentes. A análise comparativa revela padrões comuns nas causas raízes, como
falhas de comunicação, manutenção inadequada, procedimentos operacionais
deficientes e lacunas na supervisão e treinamento. Por fim, a dissertação propõe um
conjunto de recomendações práticas para a indústria, baseadas em análises
detalhadas e evidências empíricas, visando aprimorar a segurança operacional.
Estas recomendações incluem a implementação de melhores práticas em
treinamento e capacitação, melhoria contínua dos sistemas de gestão de segurança,
e o fortalecimento da regulamentação e fiscalização. Trabalho apresentado à Escola de Guerra Naval, como requisito parcial para conclusão de Mestrado do Curso do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Estudos Marítimos (PPGEM) |
Abstract: | ABSTRACT The oil and gas industry is characterized by complex and high-risk operations, where the interaction between human operators and technological systems can lead to significant incidents if not properly managed. In this sense, this research addresses oil exploration with a specific focus on human factors, legal and regulatory aspects, and the lessons learned from major accidents to improve operational safety in the sector. The research details how these factors can be mitigated through training, improvements in system design, and the promotion of a robust safety culture. It then reviews current legislation, regulations from agencies such as the National Agency of Petroleum, Natural Gas, and Biofuels (ANP) in Brazil, and international standards that aim to ensure safety and reduce risks associated with exploration and production operations. In addition, the dissertation performs a comparative analysis of a series of major historical accidents, such as the Piper Alpha, P-36, Cidade de São Mateus, Alexander L. Kielland, Enchova, Montara, and Macondo disasters. Each case is examined to identify root causes and lessons learned that can be applied to prevent future incidents. Comparative analysis reveals common patterns in root causes, such as communication failures, inadequate maintenance, poor operational procedures, and gaps in supervision and training. Finally, the dissertation proposes a set of practical recommendations for the industry, based on detailed analysis and empirical evidence, aimed at improving operational safety. These recommendations include the implementation of best practices in training and capacity building, continuous improvement of safety management systems, and strengthening of regulation and oversight. |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/847922 |
Tipo: | Trabalho de fim de curso |
Aparece nas coleções: | Defesa Nacional: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso |
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