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Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/26456
Título: Processo de adaptação à vida militar-naval: crenças, valores e saúde.
Autor(es): Cruz, Roberto Moraes
Autor(es): Moraes, Emmanuelle Elise Campos de
Orientador(es): Cruz, Roberto Moraes
Palavras-chave: Escola de Aprendizes Marinheiros (Santa Catarina)
Psicologia
Psicologia militar
Militares Aspectos psicologicos
Valores
Data do documento: 2008
Editor: Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Descrição: As escolas de formação militar têm como característica básica transmitir aos seus alunos os preceitos da vida militar, fundados nos pilares da hierarquia e da disciplina. Tal imposição, muitas vezes, pode gerar conflito, durante o processo de adaptação à vida militar, fruto da divergência entre valores individuais e organizacionais, podendo ou não trazer conseqüências para a saúde do indivíduo. A partir desta premissa, foi realizado um estudo descritivo-exploratório para investigar o processo de adaptação à vida militar-naval na Escola de Aprendizes-Marinheiros de Santa Catarina (EAMSC), tendo como base as alterações percebidas pelos aprendizes em suas crenças, valores e saúde. A amostra, por conveniência, foi composta por 100 Grumetes (GR) da turma Zulu e 355 Aprendizes-Marinheiros (AM) da turma Alfa da EAMSC, os quais foram submetidos à aplicação de três instrumentos: o Inventário de Crenças e Valores Militares (ICVM), construído e validado especificamente para esse fim com base nos valores organizacionais; o Questionário de Saúde Geral de Goldberg (QSG); e o questionário de dados demográficos para caracterização da amostra. Foi utilizado o Statistical Package for Social Sciences (SPSS 10.0) para a análise descritiva e relacional dos dados. Os principais resultados sugerem que o processo de adaptação à vida militar-naval caracteriza-se pela assimilação dos valores básicos da vida militar no período de adaptação inicial, e no decorrer da formação são gradativamente incorporados os valores que englobam comprometimento e sentimento de pertença à MB. Embora se perceba uma mudança na hierarquia de valores dos GR, não se pode atribuir esta mudança à formação militar (razão t). Os resultados do QSG apontam para uma prevalência maior de transtornos mentais menores nos AM e GR do que em jovens civis, com predomínio para as alterações do estresse, dos distúrbios psicossomáticos e do sono. Sendo que estas são mais evidenciadas no período de adaptação inicial. O QSG e o ICVM obtiveram um índice moderado de correlação negativa (r = -0,4). Ao término deste estudo, o ICVM em sua versão final, composta por 24 itens, foi considerado um instrumento válido e fidedigno, de acordo com as normas da psicometria – validade de face, de conteúdo e de construto (KMO = 0,897 e α = 0,862), e distribuição normal (z) – para mensuração de crenças e valores militares, podendo ser utilizado em estudos posteriores.
Abstract: The basic characteristic of military schools is to convey to their students the precepts of military life, based on hierarchy and discipline. Such imposition, very often, may generate conflict during the process of adaptation of individual and organizational values, what may bring or not consequences to the individual’s health. Based on this premise, a descriptive-explanatory study has been conducted to investigate the process of adaptation to military-naval life at Escola de Aprendizes-Marinheiros de Santa Catarina (EAMSC) - School of Apprentices-Sailors of Santa Catarina, based on changes perceived in the apprentices’ beliefs, values and health. Conveniently, the subjects were 100 Grumetes (GR) - Cabin boys, from the Zulu class (2007) and 355 Apprentices-Sailors (AM) from the Alfa class (2008), from EAMSC, with whom three instruments were applied: the “Inventário de Crenças e Valores Militares” (ICVM) - Inventory of Beliefs and Military Values, built and validated specifically for this purpose based on organizational values, the “Questionário de Saúde Geral de Goldberg” (QSG) - Questionnaire of General Health of Goldberg; and the demographic data questionnaire to characterize the sample. The Statistical Package for Social Sciences (SPSS 10.0) was used for the descriptive and relational data analysis. The main results indicate that the process of adaptation to military-naval life is characterized by the assimilation of basic values concerning the military life on the initial period of adaptation, and during the graduation process the values of commitment and feeling of belonging to the Brazilian Navy are gradually incorporated. Although it is possible to notice changes concerning the GRs’ hierarchy of values, it is not possible to relate these changes to the military life formation (reason t). The results from the QSG point to some stronger prevalence of minor mental disturb on AM and GR (young military men) than on civilian men, mostly about changes on the stress level, on psychosomatic and on sleeping disturbs. These changes are more evident in the initial period of adaptation. The QSG and the ICVM obtained a moderate index of negative correlation (r = -0,4). By the end of this study, the ICVM in its final version, composed by 24 items, was considered a valid and reliable instrument, according to the rules of psychometry – face validity, content and construct (KMO = 0,897 and a = 0,862) and normal distribution (z) – for measurement of beliefs and military values, being useful for future studies.
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: http://www.tede.ufsc.br/teses/PPSI0329-D.pdf
http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/26456
Tipo: Dissertação
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