logo-ri

Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)

Please use this identifier to cite or link to this item: https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/29186
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributorRamos, Ramessés César da Silva-
dc.contributor.advisorRamos, Ramessés Cesar da Silvapt_BR
dc.contributor.authorSylvestre, Rodrigo Antonio-
dc.date.accessioned2018-02-14T18:58:05Z-
dc.date.available2018-02-14T18:58:05Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/29186-
dc.description‘Explosões de cárter de motores diesel marítimos’ é um tema de enorme relevância tanto para os tripulantes (em especial os da seção de máquinas, pois envolve a segurança pessoal dos mesmos) quanto para o armador (pois tem como efeito grande risco de danos materiais e paradas não programadas da embarcação). Os motores diesel marítimos vêm sofrendo modificações ao longo dos anos, muitas vezes decorrentes de acidentes em que pessoas perderam suas vidas. Assim, de posse de dados estatísticos provenientes das Sociedades Classificadoras, foram implementadas normas internacionais com o objetivo de reduzir o número de incidentes e tornar as embarcações mais seguras. Grosso modo, essas normas exigem a instalação de dispositivos de segurança tais como detectores de alta concentração de névoa de óleo e válvula de segurança do cárter, dentre outros. Apesar da gravidade do referido assunto, muitas vezes o que se verifica a bordo é uma atitude de negligência em relação ao tema, por razões como desconhecimento ou, infelizmente, desinteresse por parte dos tripulantes da seção de máquinas.pt_BR
dc.description.abstract‘Crankcase Explosions’ is a very important subject as to the crewmembers (specially the engine room staff due to the fact that involves their personal safety) as to the owner (because of the high potential risk of damages and non-scheduled operational stops, i.e., downtime). The marine diesel engines have been modified over the years mainly due to accidents where people lost their lives. Looking to the Classification Societies statistics, international rules were implemented in order to reduce the number of incidents and also to improve the vessels safety. Roughly, these rules estate that safety devices, such as oil mist detectors and crankcase safety valves have to be installed. In spite of the gravity of this subject, most of times it can be seen onboard a negligent attitude related to this matter, either due to inexperience or, unfortunately, lack of interest of the engine room staff members.en_US
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherCentro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA)pt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectDieselpt_BR
dc.subjectMotor à dieselpt_BR
dc.subjectMotores dieselpt_BR
dc.subjectMotores diesel e semidieselpt_BR
dc.subjectMotores diesel marítimospt_BR
dc.titleExplosões de cárter em motores diesel marítimospt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
Appears in Collections:Engenharia Naval: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso
Sistemas de Armas: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
000007b5.pdf740,63 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.