Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/29715
Título: A vigilância marítima conjunta para a Amazônia Azul: um novo modelo de atuação para a Marinha do Brasil e para a Força Aérea Brasileira
Orientador(es): Japiassú, Vinicius Freire Orientador
Autor(es): Costa Junior, Rudá Corrêa da
Palavras-chave: assuntos militares em geral
ciência militar
355
T8 - ESTRATÉGIA, ESTRATÉGIA MARÍTIMA E ESTRATÉGIA NAVAL (DGPM-305)
Patrulha marítima
Vigilância costeira
Força Aérea Brasileira
Amazônia Azul
Data do documento: 2012
Editor: Rio de Janeiro:EGN,
Descrição: EGN:Monografia apresentada à Escola de Guerra Naval, como requisito parcial para conclusão do Curso de Estado-Maior para Oficiais Superiores - C-EMOS.
A promulgação da E stratégia Nacional de Defesa em 2008 trouxe um norte integrativo para as Forças Armadas, n ão se admit indo mais que operem de forma isolada. Este trabalho tem por objetivo analisar a Patrulha Marítima realizada pelos meios aéreos da Força Aérea Brasile ira , em cooperação com os meios navais e aeronavais da Marinha do Brasil executando a Patrulha Naval , sendo considerada s como uma Operação Conjunta , a fim de eliminar as lacunas existentes na maneira como a tarefa é realizada atualmente. Como resultado des ta análise, p ropõe - se um novo modelo de atuação a ser chamado de Vigilância Marítima Conjunta, trazendo , ao novo conceito , todas as caracter ísticas que uma Operação C onjunta deve possuir. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica e documental com o enfoque n a integração entre as Forças , e em como a operação proposta está inserida na legislação de Defesa, concluindo - se que as ações devem cumprir o princípio da Unidade de Comando, possuir norma doutrinária conjunta específica, have ndo distribuição de tarefas b em definidas , sendo responsabilidade da Marinha o controle operacional , uma vez que se trata de tarefa eminentemente naval , realizada preponderantemente em ambiente marítimo . Finalizando, s ã o apontados , sucintamente , os desafios, as necessidades e as persp ectivas para a execução da Vigilância Marítima Conjunta na Amazônia Azul . A atuação em conjunto na vigilância reveste - se de fundamental importância, uma vez que é uma das principais prioridades da Defesa.
URI: http://www.redebim.dphdm.mar.mil.br/vinculos/00000c/00000c2c.pdf
http://repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/29715
Aparece nas coleções:Defesa Nacional: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso
Estudos Militares: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
00000c2c.pdf324,23 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.