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Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)

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Título: Ilusões cognitivas, consequências reais: o processo decisório na tragédia do voo 655 da Iran Air, abatido pelo USS Vincennes
Autor(es): Flôr, Claudio Rogerio de Andrade Orientador
Autor(es): Santos Junior, Luiz Antonio dos
Orientador(es): Flôr, Claudio Rogerio de Andrade
Palavras-chave: Assuntos Militares em Geral
Ciência Militar
Processo decisório
Data do documento: 2015
Editor: Escola de Guerra Naval (EGN)
Descrição: EGN:Monografia apresentada à Escola de Guerra Naval, como requisito parcial para a conclusão do Curso de Estado - Maior para Oficiais Superiores
Inclui bibliografias
A pesquisa aborda o tema da intuição e da racion alidade no processo decisório, a partir de um estudo de caso referente à t ragédia ocorrida em 3 de julho de 1988 , quando um Airbus 300 da empresa Iran Air, com 290 pessoas a bor do, foi confundido com um F - 14 i raniano e abatido pelo USS Vincennes, que opera va no Golfo Pérsico no contexto da guerra entre o Irã e o Iraque. A fonte principal de dados para a realização da pesquisa foi o relatório formal de investigação do caso , elaborado pelo Departamento de Defesa estadunidense. Nesse relatório fica claro o des compasso entre a reconstrução dos fatos a partir dos dados gravados a bordo do navio e a interpretação desses mesmos dados pelos seus tripulantes. Enquanto os dados gravados mostravam que se tratava de uma aeronave comercial , ela era percebida pela tripula ção como um F - 14 iraniano na i minência de um ataque ao navio. Diante disso o questionamento que norteia a pesquisa é o que poderia explicar o fato de o C oman dante do navio e a sua tripu lação julgar que a aeronave se tratava de um F - 14 iraniano, apesar de h aver tantas evidências que indicavam tratar - se de uma aeronave comercial? A partir desse questionamento, o propósito do trabalho é entender como teria funcionado o processo de julgamento e tomada de decisão por parte do comandante do USS Vincennes, bem co mo identificar os fatores que teriam contribuído para aumentar o descompasso entre a realidade e a percepção da realidade, que serviram de base para sua decisão de abater a aeronave comercial iraniana. Para tanto é u tilizada a teoria das decisões, com ênf ase nos aspectos relativos às limitações cognitivas do s indivíduos postos diante de problemas complexos, que provocam erros sistemáticos de percepção da realidade . Após a análise do relatório de investigação, entre outras fontes, à luz do arcabouço teórico proposto, são identifica dos cinco momentos nos quais o processamento mental das informações disponíveis , em virtude das limitações cognitivas dos indivíduos, não teria sido satisfatório para a solução desejável do problema. A pesquisa conclui que os fat or es cognitivos, que interferem no processo de julgamento e tomada de decisão, teriam exercido influência preponderante para a ocorrência da tragédia.
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: http://www.redebim.dphdm.mar.mil.br/vinculos/000011/000011eb.pdf
http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/29930
Tipo: Trabalho de fim de curso
Aparece nas coleções:Defesa Nacional: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso
Estudos Militares: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso

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