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dc.contributorPereira, Albertino-
dc.contributor.authorReda, Marcio Armando-
dc.date.accessioned2018-07-04T18:29:13Z-
dc.date.available2018-07-04T18:29:13Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.urihttp://www.redebim.dphdm.mar.mil.br/vinculos/000007/0000070e.pdf-
dc.identifier.urihttp://repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/451383-
dc.descriptionO presente trabalho dedicou-se a estudar a Operação “Cisne Branco”, que vem a ser a principal atividade de comunicação social da Marinha do Brasil voltada ao público estudantil. A motivação deveu-se à queda, nos últimos anos, da participação de estudantes dos ensinos fundamental e médio, alvos da abrangência da operação. Por meio de pesquisas bibliográficas, entrevistas com personalidades detentoras de elevado saber sobre comunicação social, interna e externamente à Marinha, além de questionários endereçados a todos os Distritos Navais, agentes executores da Operação “Cisne Branco” nas suas respectivas áreas de jurisdição, este autor buscou identificar as possíveis razões para a situação em curso, bem como elaborar sugestões para o aprimoramento da citada operação. Antes, e inicialmente, foi apresentada uma abordagem que evidenciou o fenômeno da comunicação como sendo um processo intrínseco ao homem, confundindo-se com sua própria história. O estudo da evolução dos meios de comunicação permitiu a percepção da predominância sucessiva de quatro mídias, correspondentes aos sistemas oral, escrito, impresso e elétrico; este último, representado pela internet. Nesse contexto, foram também explicados os componentes do processo consagrado de comunicação. Essencial à visibilidade das Forças Armadas perante a sociedade, bem como à consciência desta quanto à importância de sua existência, a comunicação social das Forças Armadas foi comentada, apresentando-se a política adotada e a estruturação de seus sistemas. Em relação à Marinha do Brasil, foi feita alusão à sua publicação doutrinária, o EMA-860, bem como a documentos que enfatizam as ações a serem conduzidas visando a ampliar a divulgação da Força à sociedade. Em seguida, foi estudada uma estratégia de comunicação institucional associada à operação. Então, após a abordagem detalhada da sua estruturação e execução, o autor enumerou diversas proposições para o que intitulou “a Operação Cisne Branco do futuro”. Destacam-se, dentre elas, a ampliação da operação ao ensino superior, a exploração do recurso das mídias sociais, a conquista de maior apoio das Sociedades Amigos da Marinha e de outras instituições públicas e privadas, o melhor aproveitamento dos navios como plataforma física para a atração da atenção do público jovem, a gestão junto às Secretarias de Educação visando à inserção das atividades da operação no currículo escolar das escolas selecionadas, bem como de assuntos da Marinha aplicáveis a diversas matérias escolares para a maior divulgação da Instituição. Uma Operação “Cisne Branco” modernizada, além de melhor divulgar temas de relevância da Força Naval para a sociedade, em especial para o público estudantil dos ensinos fundamental, médio e superior, composto por jovens das gerações Z e Y, contribuirá para arregimentar mais recursos humanos para a MB, não somente em termos de quantidade, mas, também, de qualidade.en_US
dc.description.abstractThis academic essay was devoted to study the "White Swan” Operation, which is the main activity of the Brazilian Navy public affairs dedicated to students. The motivation was due to the reduction, in recent years, of the participation of middle and high school students, to whom the operations is focused. Through literature searches, interviews with well-known celebrities in this area, and questionnaires addressed to all Naval Districts, agents that really lead the activities regarding the said operation in their jurisdiction area, this author identified the reasons for the current situation and proposed actions in order to improve the operation. Initially the communications process was studied as something related to human being existence, mixed with his own history. The analysis of the progression of the media has allowed the perception of the predominance of four successive media: oral, written, printed, and electrical ones, the latter represented by the internet. In this context, the media components were detailed. The public affairs policy is very important to the visibility of the military Institutions. Its structure was also studied. Regarding Brazilian Navy, there is a doctrinal publication, the EMA-860, as well as documents that emphasize the actions to be conducted in order to broaden the dissemination of the naval activities to the Brazilian society. Secondly, an institutional communication strategy associated with the operation was presented. Then, the author listed several propositions for the “White Swan” Operation for the future. Among them, the expansion of the operation to higher education, the exploitation of the resource of social media, the attempts in order to get more support from other institutions, the better use of ships as a platform for attracting the attention of young students, and the support and interaction provided by Departments of Education. The modernized "White Swan" Operation, in addition to a better disclosure of relevant subjects to society, especially to middle, high and college students, composed of teenagers, who belong to “Z and Y” generations, contributes to convince more people to choose the military career, not only in terms of quantity, but also quality.-
dc.publisherEscola de Guerra Naval (EGN)pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectComunicação culturalpt_BR
dc.subjectEstratégia militarpt_BR
dc.subjectPlanejamento estratégicopt_BR
dc.subjectComunicação Forças Armadaspt_BR
dc.titleAprimoramento da Operação “Cisne Branco”pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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