Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/843508
Título: Avaliação da maturidade do processo de apoio logístico integrado (ALI) na Marinha do Brasil
Orientador(es): Moreira, Artur Luiz Santana Orientador
Autor(es): Côrtes, André Luís de Almeida
Palavras-chave: 355
T13 - LOGÍSTICA MILITAR NAVAL (DGPM-305)
Apoio logistico Marinha do Brasil
Benchmarking (Administracão)
Data do documento: 2016
Editor: Rio de Janeiro:EGN,
Descrição: Monografia apresentada à Escola de Guerra Naval, como requisito parcial para conclusão do Curso de Estado-Maior para Oficiais Superiores - C-EMOS
O Poder Naval, uma das expressões do poder militar de um Estado , se materializa, entre outras coisas, por seus sistemas de defesa. E, cada vez mais, s ua complexidade técnica aumenta, o que exige um aporte grande de recursos financeiros, materiais e humanos para sua aquisição, operação e manutenção da sua condição operaciona l ao longo do seu ciclo de vida. É nesse contexto, que se in sere o Apoio Logístico Integra do (ALI), que visa a que o sistema de defesa e seu sistema de apoio logístico sejam projet ados de maneira coordenada e que o último possa interferir no primeiro, contribuindo para aumentar a sua disponidilidade operacional e redu zir seu custo de ciclo de vid a. A Marinha do Brasil, ciente da importância de tal abordagem, vem implementando o ALI há algum tempo, porém, enfrentando algumas dificuldades. Assim, a presente diss ertação objetiva medir o nível de maturidade do processo de ALI na MB, por meio de um mo delo de maturidade de processos de negócios, e realizar um “benchmarking” da execução das atividades técnicas específicas referente aos elementos do ALI, utilizando como ref erência o que é praticado no âmbito dos Ministérios/Departamentos de Defesa de outros países . A partir das constatações das duas análises supracitadas, visa, ainda, a ide ntificar possíveis ações a serem adotadas para aprimorar a execução do ALI na MB, permitin do uma melhor relação custo-benefício entre os escassos recursos orçamentários a ela alocados e a prontidão operacional de seus meios navais, aeronavais e de fuzileiros na vais ao longo de seu ciclo de vida.
URI: http://www.redebim.dphdm.mar.mil.br/vinculos/00001a/00001a09.pdf
http://repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/843508
Aparece nas coleções:Defesa Nacional: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
00001a09.pdf3,54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.