logo-ri

Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)

Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/845019
Título : Operação Jaque: óbice entre o Direito Internacional Humanitário e o Direito Internacional dos Direitos Humanos
Autor : Silva, Francisco José de Oliveira
metadata.dc.contributor.advisor: Pinto, José Carlos
Palabras clave : Direito Internacional dos Direitos Humanos
Operação Jaque
Áreas de conocimiento de la DGPM: Defesa Nacional
Estudos de operações militares
Fecha de publicación : 2020
Editorial : Escola de Guerra Naval (EGN)
Descripción : O propósito desta masterThesis é analisar a Operação Jaque, resgate realizado, em 2008, pelo governo colombiano de reféns sob a posse das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, à luz do Direito Internacional Humanitário e do Direito Internacional dos Direitos Humanos. O governo colombiano possuía a obrigação de libertar os reféns, no entanto o Exército da Colômbia, ao executar a missão de resgate, incidiu em infrações previstas no Direito Internacional Público. Para alcançar tal propósito, realizou-se um estudo de caso e adotou-se uma metodologia exploratória. Tal opção visa responder à seguinte questão de pesquisa: O governo colombiano, ao realizar a Operação Jaque, encontrou-se diante de um desafio, devido à existência de conflitos provenientes das normas do Direito Internacional Humanitário e do Direito Internacional dos Direitos Humanos? Após analisar os conceitos e características das regras internacionais, o contexto e as circunstâncias referentes aos atores internos e externos à época da Operação Jaque, percebe-se que há um impasse, pois normas internacionais que têm como principal finalidade a proteção da dignidade humana também apresentavam regras que limitavam ações, cujo propósito era prover a proteção da dignidade humana. Diante de todo o exposto, concluiu-se que embora o Direito Internacional Público, com o passar do tempo, tenha evoluído e conquistado importantes conteúdos, ainda carece de ajustes e aperfeiçoamentos, a fim de evitar conflitos no cumprimento de suas normas. Ressalta-se que a relevância do estudo reside no fato de o Brasil ter aderido as mesmas normas internacionais envolvidas no fato colombiano abordado, havendo, portanto, a possibilidade de se evitar imbróglios jurídicos quanto a uma futura execução de operação militar brasileira de mesma natureza.
Access: Acceso abierto
URI : http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/845019
Type: Proyecto fin de carrera
Aparece en las colecciones: Defesa Nacional: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
CEMOS_014_MONO_CC_FN_OLIVEIRA SILVA.pdf278,39 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.