logo-ri

Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)

Please use this identifier to cite or link to this item: https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/845759
Title: A importância estratégica de uma força anfíbia frente às ameaças do terrorismo, como risco à segurança nacional e internacional
Authors: Lima, Fernando de Paula
metadata.dc.contributor.advisor: Soares, Jorge Luiz Ferrari de Lima
Keywords: Novas ameaças
Terrorismo
Estratégia
OTAN
Marinha do Brasil
Força anfíbia
Corpo de Fuzileiros Navais
DGPM knowledge areas: Guerra anfíbia
Issue Date: 2021
Publisher: Escola de Guerra Naval (EGN)
Description: A história dos conflitos nos mostra uma gama de estratagemas nos quais um oponente tenta surpreender uma força adversa mais poderosa, explorando suas fraquezas, evitando suas fortalezas e tentando alcançar um impacto para além do nível tático, como foram os casos de atentados terroristas ocorridos no início do século XXI nos Estados Unidos da América e na Europa, sendo o terrorismo uma ferramenta da guerra assimétrica que causa grande repercussão e medo. Nos últimos tempos, têm surgido novas ameaças na arena mundial, entre as quais podemos citar a proliferação de armas de destruição em massa, o terrorismo internacional, a pirataria, o crime organizado e a possibilidade contínua de conflitos religioso, étnico, econômico ou territorial. Um mundo diferente, mais globalizado, exerce uma influência onde existe desequilíbrio econômico e social, provocando ressentimento e frustração. O terrorismo global, uma forma díspar de atingir a assimetria, é hoje uma realidade que não parece ter um fim a curto ou médio prazo. A violência ilimitada tornou-se, no início do século XXI, uma ameaça à paz mundial e um desafio para os Estados e suas democracias. Este novo tipo de confronto dos “fracos” contra os “fortes” colocou os países mais poderosos, tais como os EUA e os membros da OTAN, em evidência tornando o mundo um lugar menos seguro. Este trabalho analisará por meio de um estudo de caso e revisão bibliográfica a importância de uma Força Anfíbia moderna e aprestada diante das ameaças do terrorismo, como risco à segurança nacional e internacional, tendo as medidas adotadas pela Organização do Tratado do Atlântico Norte e suas lições apreendidas no contexto das novas ameaças como parâmetro para o preparo da Marinha do Brasil e do Corpo de Fuzileiros Navais para a nova cena estratégica mundial.
Apresentado à Escola de Guerra Naval, como requisito parcial para a conclusão do Curso de Estado-Maior para Oficiais Superiores (C-EMOS 2021)
Access: Open access
URI: https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/845759
Type: Bachelor thesis
Appears in Collections:Fuzileiros Navais: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CEMOS_086_DIS_CC_FN_FERNANDO LIMA.pdf234,88 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.