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Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)

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Title: Análise preditiva na detecção de falhas no rotor principal com foco na vibração em um helicóptero segundo a filosofia HUMS
Authors: González, Rafael de Abreu
metadata.dc.contributor.advisor: Andrade, Donizeti de
Jorge, Ariosto Bretanha
Keywords: Manunteção preditiva
Detecção de falhas
Helicópteros
Aeronacves de asas rotativas
Engenharia aeronáutica
DGPM knowledge areas: Aeronáutica
Issue Date: 2011
Publisher: Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA)
Description: Este trabalho posiciona-se no contexto do desenvolvimento tecnológico agregado crescentemente ao mercado de helicópteros pelo HUMS (Health and Usage Monitoring System), cuja filosofia traz, além de redução dos custos de manutenção, enorme avanço na garantia da aeronavegabilidade continuada, e, consequentemente, no nível de segurança de voo, preservando vidas e material. Suas inovações associadas orbitam em torno de diagnósticos antecipados e de prognósticos de falha apontados em tempo real por algoritmos dedicados, a partir do tratamento de dados coletados por sensores de vibração. Dessa possibilidade de se assegurar, preditivamente, uma extensão da vida útil de componentes e a substituição destes sempre antes que a falha ocorra, emerge a motivação dessa pesquisa. Seu objetivo é apresentar um modelamento analítico simplificado para a análise do sinal de vibração monitorado na estrutura de uma aeronave qualquer de asas rotativas, em detecção a defeitos equivalentes a um desbalanceamento e out-of tracking das pás. Essas são as degradações mais comuns do rotor principal, maior fonte das excitações periódicas transmitidas à fuselagem, cujas respostas vibratórias sob análise estão limitadas à frequência fundamental de 1 per rev. Essas respostas vibratórias foram simuladas numericamente em ambiente computacional MATLAB(R).O problema direto é apresentado em duas partes: a modelagem do sistema fuselagem-rotor convencionado como isotrópico, seguida da parte que introduz as anisotropias que simulam os defeitos geradores das informações de amplitude e fase das vibrações resultantes. Como aplicação do método, soluções do sistema não-linear que governa as equações são comparadas com resultados experimentais de ensaios em voo em uma aeronave típica com rotor principal tri-pá por meio de simulação, através de medidas em dois pontos da fuselagem definidos em manual pelo fabricante da aeronave.
Abstract: This work positions itself in the context of the technological development increasingly aggregated to the helicopter‟s market by HUMS (Health and Usage Monitoring System), whose philosophy brings, besides reducing maintenance costs, huge step forward in ensuring the continued airworthiness, and consequently in the flight safety level, preserving lives and material. Its associated innovations orbit around early failure diagnostics and predictions pointed to in real time by dedicated algorithms, by the processing of data collected by vibration sensors. From the possibility of ensuring, by predictive practices, an extension of the components useful life and the replacement of those before failure occur, emerges the motivation of this research. Its goal is to present a simplified analytical modeling for the analysis of vibration signal in the monitored structure of any rotorcraft for defects detection, equivalent to a hub blade unbalancing and out-of-tracking. Those degradations are the most common in the main rotor, the greatest source of periodic excitations transmitted to the fuselage, whose vibratory responses under analysis are limited to the 1 per rev fundamental frequency, which were numerically simulated in MATLAB(R) environment. The direct problem is presented in two parts: The rotor-fuselage system modeled as isotropic, followed by the part that introduces the anisotropies that simulate defects that generate vibration amplitude and phase information. The application of the model involves comparisons of the non-linear systems solutions with experimental data obtained by flight tests in a typical three-bladed rotor aircraft by means of simulation through measurements taken in two points of the fuselage as defined in the flight manual by the aircraft manufacturer.
Access: Open access
URI: https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/845766
Type: Master thesis
Appears in Collections:Aeronáutica: Coleção de Dissertações

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