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Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)

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Title: Modelagem por elementos finitos para simulação estrutural das asas da aeronave Grumman C-1a Trader
Authors: Corrêa, Erick Ribas
metadata.dc.contributor.advisor: Souza, Bruno Silva de
Keywords: Método dos elementos finitos
Estruturas de aeronaves
DGPM knowledge areas: Aeronáutica
Issue Date: 2021
Publisher: Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA)
Description: Este trabalho apresenta o uso do Método dos Elementos Finitos (MEF) para se realizar uma análise estrutural de uma geometria complexa, visto que devido a sua complexidade a torna difícil de ser analisada por métodos analíticos. Sendo assim o objetivo deste trabalho é realizar uma análise estática estrutural da estrutura da asa de uma aeronave (ANV) sujeita a carregamentos de voo. Para isso é analisado as principais partes de uma estrutura aeronáutica, bem como os principais materiais utilizados na nessa indústria. Após a escolha do modelo de asa selecionado, é utilizado o uso de software computacional para se desenhar a geometria da estrutura em um modelo CAD e em seguida é utilizado um software de análise por elementos finitos para se discretizar a estrutura, dividindo-a em elementos e nós. Assim com a estrutura discretizada e após aplicada as condições de contorno, analisa-se as respostas de campos de tensão e deslocamentos para os carregamentos aplicados.
Abstract: This work presents the use of the finite element method to perform a structural analysis of a complex geometry, since its complexity makes it difficult to be analyzed by analytical methods. Thereby, the objective of this work is to perform a static structural analysis of the wing structure of an aircraft subjected to flight loads. For this, the main parts of an aeronautical structure are analyzed, as well as the main materials used in industry. After choosing the selected wing model, computational software is used to draw the structure’s geometry in a CAD model and then a finite element analysis software is used to discretize the structure, dividing it into elements and nodes Thus, with the structure discretized and after applying the boundary conditions, the responses of stress and deformation fields for the applied loads can be analyzed.
Access: Open access
URI: https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/845776
Type: Bachelor thesis
Appears in Collections:Aeronáutica: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso

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