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https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/845859
Title: | Absenteísmo de pacientes pediátricos da Policlínica Naval de Campo Grande: medidas de contribuição para melhoria da acessibilidade à Atenção Integral à Saúde da Criança. |
Authors: | Maturana, Adriana Pereira |
metadata.dc.contributor.advisor: | Barroso, André Feijó |
Keywords: | Absenteísmo Aprazamento Acessibilidade Saúde da criança |
DGPM knowledge areas: | Medicina |
Issue Date: | 2022 |
Publisher: | Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) |
Description: | A Policlínica Naval de Campo Grande é uma Unidade de Saúde do Sistema de Saúde
da Marinha, que realiza atendimentos em Atenção Básica de Saúde, incluindo aos usuários da
faixa etária pediátrica. A busca pela melhoria da qualidade oferecida a estes pacientes deve
ser constante e eficaz, e com este intuito foi verificado, através de análises dos dados
fornecidos pelo Serviço de Arquivo Médico e Estatística em reuniões mensais com os
gestores de saúde desta Policlínica, que o elevado absenteísmo dos pacientes, taxa que
mensura o número de faltosos sem prévia comunicação, é uma situação-problema que
dificulta à acessibilidade às consultas na Clínica de Pediatria.
As causas críticas que levam as ausências de pacientes agendados na clínica de
Pediatria nesta Policlínica são a falta de disponibilidade de marcação de consultas desta
especialidade com curtos prazos (taxa de aprazamento) e a baixa adesão dos pacientes e seus
responsáveis legais às consultas pediátricas preventivas. Esta situação-problema gera
prejuízos ao sistema de saúde, causando desperdício dos recursos financeiros e humanos, com
grande impacto na qualidade ofertada aos usuários.
Após levantamento das causas críticas e suas consequências, as ações de combate a
este problema foram desenvolvidas, com a delegação das responsabilidades dos envolvidos no
processo, incluindo a gestão da unidade de saúde, os responsáveis legais pelos pacientes e os
profissionais que lidam diretamente com os usuários. Para a eficiência do Projeto, um grupo
multiprofissional foi criado, colocando em prática as demandas na correção da situação-
problema.
Os dados fornecidos e avaliados nos meses anteriores à intervenção (especificamente,
abril a junho de 2022) desta Policlínica demonstram uma média de 35% de faltas na Clínica
de Pediatria, sem nenhuma comunicação prévia entre os responsáveis e a Unidade. Após o
desenvolvimento da intervenção e aplicação das suas ações, foi observada, nos três meses
seguintes (julho a setembro de 2022), uma queda de 11% na taxa de absenteísmo. A melhoria
neste índice permite uma maior oferta de vagas disponibilizadas aos outros pacientes desta
faixa etária, proporcionando uma maior acessibilidade, e consequente melhor qualidade do
Serviço de Saúde em questão. Apresentado à Escola de Guerra Naval, como requisito parcial para a conclusão do Curso Superior (C-SUP 2022) |
Access: | Open access |
URI: | https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/845859 |
Type: | Bachelor thesis |
Appears in Collections: | Saúde: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Cursos |
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