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https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/845892
Title: | Absenteísmo na Clínica da Nutrição da Policlínica Naval de Campo Grande |
Authors: | Oliveira, Elizabeth Lobo de |
metadata.dc.contributor.advisor: | Contarato, Priscilla Caran |
Keywords: | Absenteísmo Ambulatório de Nutrição Marinha do Brasil |
DGPM knowledge areas: | Medicina |
Issue Date: | 2022 |
Publisher: | Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) |
Description: | O presente estudo se refere a alta taxa de absenteísmo na Clínica de Nutrição da Policlínica
Naval de Campo Grande que foi de 38,31% no período de Maio de 2021 a Maio de 2022. O
absenteísmo é um problema habitual de ausência, que compromete o agendamento de
consultas, onde acarreta problemas de organização, limitação de desempenho e até mesmo de
obstáculos para os gestores da saúde, seja por falta, atraso ou outros fatores que levam ao não
comparecimento do usuário à consulta, e influencia na disponibilidade de vagas para novos
usuários do sistema. No intuito de fomentar soluções e possibilitar a gestão da PNCG ao
engajamento no combate ao aumento da taxa de absenteísmo na Clínica da Nutrição, foram
identificadas as causas críticas falta de conscientização / sensibilização dos usuários
agendados sobre a importância deles não faltarem as consultas, e caso seja necessário faltar,
que comunique com antecedência para que outro Usuário possa ter a chance de ser atendido
na Clínica da Nutrição e a falta de contato da PNCG, próximo ao atendimento, com o usuário
para confirmar sua presença na consulta marcada. A pesquisa foi desenvolvida na Clínica da
Nutrição da Policlínica Naval de Campo Grande (PNCG), uma Instituição Militar que atende
aos usuários - militares da ativa, reserva e seus dependentes - do Sistema de Saúde da
Marinha do Brasil residentes na área de Campo Grande ou adjacências e que precisam de
assistência à saúde. O objetivo geral do estudo foi - diminuir a taxa de absenteísmo na Clínica
da Nutrição da Policlínica Naval de Campo Grande (PNCG), e os objetivos específicos -
sensibilizar os pacientes sobre a importância de não faltarem as consultas, e caso precisem
faltar, desmarcar com antecedência; e proporcionar contato da PNCG com o usuário para
confirmação das consultas agendadas. Esta pesquisa teve como resultados alcançados a
diminuição da taxa de absenteísmo, trazendo benefícios para os usuários e para os
profissionais da clínica de nutrição. Com esta pesquisa conclui-se que é necessário o
desenvolvimento de uma mentalidade contra o absenteísmo, motivando os usuários a não
faltarem às consultas ou, se necessário, comunicar previamente sua ausência. A redução do
absenteísmo é um objetivo possível com medidas educativas oferecidas aos usuários da
PNCG. Apresentado à Escola de Guerra Naval, como requisito parcial para a conclusão do Curso Superior (C-SUP 2022) |
Access: | Open access |
URI: | https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/845892 |
Type: | Bachelor thesis |
Appears in Collections: | Saúde: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Cursos |
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