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https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/846041
Title: | Serviço de Medicina Integral da Policlínica Naval de Niterói: uma contribuição para fortalecer o vínculo do usuário do Sistema de Saúde da Marinha na Atenção Primária |
Authors: | Andreiuolo, Carla Ribeiro Monteiro |
metadata.dc.contributor.advisor: | Contarato, Priscilla Caran |
Keywords: | Atenção Primária à Saúde Cuidado em saúde Atenção Integral à Saúde Vínculo |
DGPM knowledge areas: | Medicina |
Issue Date: | 2021 |
Publisher: | Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) |
Description: | A Atenção Primária em Saúde (APS) é o primeiro nível de contato dos
indivíduos e de sua família com o sistema de saúde, proporcionando ações de
promoção, prevenção e reabilitação da saúde. Este primeiro nível de contato,
também denominado porta de entrada, tem sido motivo de muitos estudos, análises
e encontros entre sociedade, profissionais de saúde e gestores com intuito de
apresentar soluções para os desafios encontrados no dia a dia.
A Policlínica Naval de Niterói (PNN) é uma Organização Militar Hospitalar,
responsável pela Assistência Médico Hospitalar, em nível primário e secundário,
dos usuários do Sistema de Saúde da Marinha(SSM) na sua área de abrangência.
Em 2020, o Serviço de Medicina Integral (SMI) da PNN foi reformulado com o
objetivo de ampliar a oferta da assistência médica, à nível de atenção primária, por
livre demanda. Apesar do seu pleno funcionamento, muitos pacientes continuavam
solicitando a atenção médica especializada, assim como os especialistas não
conseguiam contrarreferenciar seus pacientes. Desta forma, foi escolhido como
situação-problema: vínculo precário entre usuários do SSM e o SMI da PNN. Após
elencar diversas possíveis causas, selecionamos 2 causas críticas: atendimento
por livre demanda, sem o paciente ter direito a ser acompanhado por um mesmo
médico e baixa integração entre o SMI e a equipe de Programas de Saúde(PS) da
PNN. Foram propostas algumas ações, entre elas: reunir coordenadores do SMI
com médicos especialistas; seleçionar 2 médicos generalistas para atender os
contrarreferenciados e instalar a sala de acolhimento do SMI. Após a
implementação dessas primeiras ações, observou-se que o número de pacientes
contrarreferenciados subiu de 0 para 8 a 10 por mês e no último mês ocorreu
apenas 1 queixa na ouvidoria, com relação à busca por especialista. Acreditamos
que com a execução futura das outras ações, o objetivo de fortalecer o vínculo entre
o usuário e o SMI será alcançado, trazendo grandes benefícios ao usuário e ao
SSM. Apresentado à Escola de Guerra Naval, como requisito parcial para a conclusão do Curso Superior (C-SUP 2021) |
Access: | Open access |
URI: | https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/846041 |
Type: | Bachelor thesis |
Appears in Collections: | Saúde: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Cursos |
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