logo-ri

Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/846109
Título: Ética e práxis das relações públicas no ethos militar: um olhar sobre a política de comunicação da Marinha do Brasil
Autor(es): Streb, Rodrigo Machado
Orientador(es): Pereira, Sandra
Palavras-chave: Relações Públicas
Ética
Política de comunicação
Áreas de conhecimento da DGPM: Multidisciplinar
Data do documento: 2022
Editor: World Wide Web
Descrição: A ética é uma das áreas de estudo mais antigas e ainda assim tem ganhado cada vez mais espaço e significância por parte de organizações públicas e privadas. É também considerada por muitos autores como o centro de atividade das Relações Públicas (RP). Para esta investigação foi escolhido, como estudo de caso, a ética na práxis das RP em uma instituição militar, a Marinha do Brasil. Por isso, a pesquisa está enquadrada dentro de uma perspectiva de investigador-insider, já que o objeto de estudo analisado é o ambiente de trabalho do investigador. O principal objetivo foi perscrutar se a política de comunicação da Marinha do Brasil encontra-se alinhada com os princípios e valores globais emanados pelas RP contemporâneas. Para isso, recorreu-se a uma metodologia mista, eminentemente qualitativa, com a realização de entrevistas com autores que participaram na elaboração desta política e a análise documental do Manual de Comunicação Social da Marinha, à luz de Bardin (2011). Os resultados obtidos indicam que a Marinha do Brasil, integrante das Forças Armadas brasileiras, possui um ethos particular e que a sua política de comunicação já sistematiza princípios éticos das RP. A política de comunicação também abarca todos os temas propostos pela Global Alliance for Public Relations and Communication Management (padrões éticos globais) diluídos ao longo do documento.
Abstract: Ethics is one of the oldest areas of study and yet it has gained more and more space and significance by public and private organizations. It is also considered by many authors as the center of Public Relations (PR) activity. For this investigation, ethics in the praxis of PR in a military institution, the Brazilian Navy, was chosen as a case study. Therefore, the research is framed within an insider research perspective, since the object of study analyzed is the researcher's work environment. The main objective was to investigate whether the communication policy of the Brazilian Navy is aligned with the global principles and values emanating from contemporary PR. For this, a mixed methodology was used, eminently qualitative, with interviews with authors who participated in the elaboration of this policy and documental analysis of the Manual of Social Communication of the Navy, in the light of Bardin (2011). The results obtained indicate that the Brazilian Navy, a member of the Brazilian Armed Forces, has a particular ethos and that its communication policy already systematizes ethical principles of PR. The communication policy also covers all the themes proposed by the Global Alliance for Public Relations and Communication Management (global ethical standards) diluted throughout the document.
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/846109
Tipo: Dissertação
Aparece nas coleções:Administração: Coleção de Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ESCS_MestradoGERP_Rodrigo_Streb.pdf2,66 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.