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Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)

Please use this identifier to cite or link to this item: https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/846847
Title: Potencialidades do uso de inland enc na hidrovia Paraná-Paraguai
Authors: Perez, Daniel Ivan Louzada
metadata.dc.contributor.advisor: CC(EN) Christopher Florentino
Keywords: Navegação interior
Cartas náuticas em papel
Inland ENC
Hidrovia Paraná-Paraguai
Análise SWOT
Navegação Fluvial
DGPM knowledge areas: Cartografia
Issue Date: Oct-2023
Publisher: Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN)
Description: Este trabalho se concentra no estudo da viabilidade de implementar um novo modelo de Inland ENC (IENC) para a navegação nos rios do Brasil, levando em consideração a problemática em torno da produção de cartas em formato físico (papel), especialmente aquelas usadas na navegação interior. Das 564 cartas previstas no III Plano Cartográfico Náutico Brasileiro (PCNB), 416 são cartas dedicadas à rios, representando 73% do total. Assim, o estudo se limitou à Hidrovia Paraguai-Paraná (HPP), devido à sua natureza de rio de curso sucessivo internacional e sua importância regional. Avaliaram-se as potencialidades econômicas e de desenvolvimento que a navegação nessa região representa, tomando como referência casos internacionais de hidrovias semelhantes, como a Hidrovia do Rio Reno e o Danúbio, a fim de comparar como as cartas náuticas são usadas nessas regiões. Para obter indicadores que permitam avaliar a viabilidade do novo modelo de IENC para a HPP e potencialmente para todo o Brasil, foi realizada uma revisão abrangente da regulamentação aplicada à Hidrovia, comparando-a com a regulamentação marítima. Observou-se que a exigência de cartas eletrônicas se aplica a embarcações com uma Arqueação Bruta (AB) superior a 100 na HPP, o que representa um grande número de embarcações na região. Além disso, foi feita uma análise comparativa entre as vantagens e desvantagens oferecidas pelas cartas náuticas em papel e o novo modelo IENC proposto pelo CHM, considerando produção, custos, praticidade, facilidade de uso e equipamentos necessários para instalação a bordo. Também foram identificados possíveis estados subsequentes para casos hipotéticos de aumento ou surgimento de fraquezas que poderiam afetar o aproveitamento de certas oportunidades, sugerindo a necessidade de tratamento para evitar que a situação atual mude para um estado denominado "crescimento", onde o produto em questão não teria sucesso devido a fraquezas que não permitem aproveitar as oportunidades existentes, podendo depois chegar a uma situação crítica de "sobrevivência" com o fortalecimento ou surgimento de maiores ameaças, como a resistência dos pilotos fluviais tradicionais à atualização em novos métodos e equipamentos de navegação. Para finalizar, o produto estudado apresenta um alto potencial para implementação devido à sua versatilidade na HPP e à grande quantidade de usuários que demandam seu uso nesta hidrovia. Sua alta aceitação é um sinal positivo, e sua implementação poderia reduzir significativamente a produção física de cartas náuticas em papel em nível nacional, adaptando-se à transição para a era digital, bem como às atualizações frequentes e necessárias devido à natureza em constante mudança do rio. Além disso, observa-se que esta ação poderia tornar a HPP uma referência internacional, tornando a navegação mais atraente e segura para embarcações nacionais e estrangeiras, estabelecendo um possível modelo padrão para navegar nesta via fluvial, seguindo em direção à adoção do próprio e-Navigation (navegação aprimorada) com o novo padrão de produtos S-100.
Abstract: This work focuses on studying the feasibility of implementing a new model of Inland Electronic Navigation Charts (IENC) for river navigation in Brazil, taking into consideration the issues surrounding the production of physical (paper) charts, especially those used in inland navigation. Out of the 564 charts planned in the Brazilian Nautical Cartographic Plan (PCNB), 416 are dedicated to rivers, accounting for 73% of the total. Therefore, the study was limited to the Paraguay-Paraná Waterway (HPP) due to its international consecutive river nature and regional importance. The economic and development potential of navigation in this region was evaluated, drawing reference from international cases of similar waterways such as the Rhine River and the Danube, in order to compare how nautical charts are used in these regions. To obtain indicators allowing for the assessment of the feasibility of the new IENC model for the HPP, and potentially for all of Brazil, a comprehensive review of the regulations applied to the waterway was conducted, comparing it with maritime regulations. It was observed that the requirement for electronic charts applies to vessels with a Gross Tonnage (GT) greater than 100 in the HPP, representing a significant number of vessels in the region. Possible subsequent states were also identified for hypothetical cases of weaknesses increasing or emerging, which could affect the utilization of certain opportunities. This suggests the need for treatment to avoid the current situation transitioning to a "growth" state, where the product in question would not succeed due to weaknesses that prevent the exploitation of existing opportunities. This could eventually lead to a critical "survival" situation with the strengthening or emergence of greater threats, such as resistance from traditional river pilots to the adoption of new navigation methods and equipment. In conclusion, the studied product exhibits high potential for implementation due to its versatility in the HPP and the large number of users demanding its use in this waterway. Its high acceptance is a positive sign, and its implementation could significantly reduce the physical production of paper nautical charts nationwide, aligning with the transition to the digital era and the frequent updates required due to the constantly changing nature of the river. Furthermore, this action could make the HPP an international reference, enhancing navigation attractiveness and safety for both national and foreign vessels, potentially establishing a standard model for navigating this waterway, moving toward the adoption of the e-Navigation concept with the new S-100 standard products.
Access: Open access
URI: https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/846847
Type: Bachelor thesis
Appears in Collections:Hidrografia e Navegação: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Cursos

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