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Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)

Please use this identifier to cite or link to this item: https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/846936
Title: Análise do uso de bow thruster em manobras de atracação
Authors: Santos, Jonas Ferreira dos
metadata.dc.contributor.advisor: Dr. Joel Sena Sales Junior; Me. Yuri de Souza Duarte
Keywords: Bow thuster
Simulação de manobra
Manobrabilidade
DGPM knowledge areas: Engenharia naval
Issue Date: 2023
Publisher: Centro de Instrução Almirante Alexandrino (CIAA)
Description: A dicotomia entre ciência e arte é a essência daquilo que norteia o estudo da navegação. Neste sentido, o passar dos séculos fez com que o empirismo aventureiro dos primeiros navegadores se aliasse ao avanço científico da nossa sociedade atual. Entre os diversos avanços, ressaltou- se, nesta produção acadêmica, o bow thruster como um importante recurso propulsivo. Este trabalho destacou a importância do estudo da manobrabilidade como forma de compreender os movimentos a que está sujeita uma embarcação no mar e as configurações propulsivas adequadas para reagir a esses movimentos. Delimitou-se como escopo da pesquisa as manobras de atracação que, apesar de corriqueiras, exigem grande atenção e destreza por parte do Comandante do navio. As manobras foram descritas sob a ótica do que é comumente aplicado na MB em comparação às práticas a bordo de embarcações civis. Por fim, realizou-se simulações através de um software na linguagem de programação Python a fim de atracar um navio de diferentes maneiras e analisar as diferenças de se realizar a manobra com e sem o uso do bow thruster.
Abstract: The dichotomy between science and art is at the core of what guides the study of navigation. In this sense, the passage of centuries has seen the adventurous empiricism of early navigators align with the scientific progress of our current society. Among various advancements, this academic production has highlighted the bow thruster as a significant propulsive resource. This work emphasized the importance of studying maneuverability as a means of understanding the movements to which a vessel is subjected at sea and the appropriate propulsive configurations to respond to these movements. The research focused on docking maneuvers, which, despite being routine, require great attention and skill on the part of the ship's Captain. The maneuvers were described from the perspective of what is commonly applied in the Navy compared to practices aboard civilian vessels. Finally, simulations were conducted using Python programming language software to dock a ship in different ways and analyze the differences between performing the maneuver with and without the use of the bow thruster.
Access: Open access
URI: https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/846936
Type: Bachelor thesis
Appears in Collections:Engenharia Naval: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso

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