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https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/847527
Título: | Impactos das mudanças climáticas no poder marítimo: a seca histórica no rio Madeira em 2023 |
Autor(es): | Gomes, João Paulo de Sá Machado |
Orientador(es): | Aragão |
Palavras-chave: | Mudanças Climáticas Seca Rio Madeira Região Amazônica Poder Marítimo |
Áreas de conhecimento da DGPM: | Gestão ambiental |
Data do documento: | 2024 |
Editor: | Escola de Guerra Naval (EGN) |
Descrição: | A dissertação analisa os efeitos das mudanças climáticas no rio Madeira, um
importante curso de água na Amazônia, durante uma seca severa ocorrida em 2023.
Este evento extremo trouxe consequências socioeconômicas e ambientais
significativas, especialmente para o Poder Marítimo brasileiro. A seca de 2023 no rio
Madeira afetou drasticamente a navegabilidade do rio, limitando o calado das
embarcações e, consequentemente, a carga transportada. Isso aumentou os custos
operacionais devido à necessidade de dragagem intensiva para manter as rotas
navegáveis. A logística na Amazônia foi severamente comprometida, afetando a
exportação da matéria-prima e ampliando os desafios para a integração regional e o
desenvolvimento econômico. Além disso, a seca exacerbou a pressão sobre as
comunidades ribeirinhas que necessitam do rio para subsistência e transporte,
destacando a urgência de implementar estratégias de gestão hídrica eficazes e
políticas de mitigação das adversidades. Para enfrentar esses desafios, foram
adotadas várias ações mitigadoras, incluindo a dragagem antecipada e a
implementação de planos de contingência para eventos climáticos extremos. A
criação de um Plano Clima e a reorganização do Comitê Interministerial sobre
Mudança do Clima (CIM) são exemplos de medidas para fortalecer a resposta
climática do Brasil até 2035. Estas ações são essenciais para reduzir os danos e
organizar a região para as próximas secas, que, conforme estudos climáticos, podem
se tornar mais rigorosas e frequentes. Em conclusão, a dissertação evidencia o
carecimento de uma atuação integrada e multidimensional para confrontar os eventos
climáticos, envolvendo a cooperação entre governos, comunidades locais e
organizações internacionais para garantir a resiliência e a sustentabilidade do rio
Madeira e do Poder Marítimo brasileiro. Trabalho apresentado à Escola de Guerra Naval, como requisito parcial para a conclusão do Curso de Estado-Maior para Oficiais Superiores (C-EMOS 2024) |
Abstract: | The dissertation analyzes the effects of climate change on the Madeira River, a significant watercourse in the Amazon, during a severe drought that occurred in 2023. This extreme event brought significant socio-economic and environmental consequences, especially for Brazilian Maritime Power. The 2023 drought on the Madeira River drastically affected the river's navigability, limiting the draft of vessels and consequently the cargo transported. This increased operational costs due to the need for intensive dredging to maintain navigable routes. Logistics in the Amazon were severely compromised, affecting the export of commodities and amplifying the challenges for regional integration and economic development. Moreover, the drought exacerbated the pressure on riverine communities that depend on the river for subsistence and transport, highlighting the urgency of implementing effective water management strategies and mitigation policies. To address these challenges, several mitigating actions were adopted, including anticipatory dredging and the implementation of contingency plans for extreme weather events. The creation of a Climate Plan and the reorganization of the Interministerial Committee on Climate Change are examples of measures to strengthen Brazil's climate response until 2035. These actions are essential to reduce damage and prepare the region for future droughts, which, according to climate models, may become more frequent and severe. In conclusion, the dissertation emphasizes the need for an integrated and multidimensional approach to tackling climate change, involving cooperation between governments, local communities, and international organizations to ensure the resilience and sustainability of the Madeira River and Brazilian Maritime Power. |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/847527 |
Tipo: | Trabalho de fim de curso |
Aparece nas coleções: | Multidisciplinar: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso |
Arquivos associados a este item:
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