logo-ri

Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/847746
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPeçanha, Octacílio Bandeirapt_BR
dc.contributor.authorSilva, Anderson Jesus da-
dc.date.accessioned2025-03-31T17:59:44Z-
dc.date.available2025-03-31T17:59:44Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.urihttps://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/847746-
dc.descriptionO petróleo ainda é um dos principais combustíveis da economia mundial, sendo o principal componente da matriz energética de muitos países. A Geopolítica do Petróleo ainda move o mundo, e o Brasil, como grande produtor deste insumo, tem relevante papel no estabelecimento de políticas de exploração e de desenvolvimento sustentável. Por outro lado, a preocupação com o meio ambiente e a exploração sustentável e limpa dos recursos vivos e não vivos tem sido tema cada vez mais frequente dos principais fóruns mundiais que tratam do meio ambiente. A preocupação em estabelecer medidas de prevenção contra incidentes causadores de poluição por óleo também tem sido a tônica dos principais Organismos Internacionais, como a Organização das Nações Unidas e a Organização Marítima Internacional. O Brasil possui uma extensa área, rica em recursos naturais, conhecidas como Amazônia Azul, da qual é extraído cerca de 95% de nosso petróleo, que deve ser defendida e protegida. Ainda assim, diversos incidentes causaram enormes prejuízos ambientais e financeiros, trazendo impactos por vezes irreparáveis ao meio ambiente. O mais recente aconteceu no Brasil, quando um grande derramamento de óleo atingiu a costa brasileira no ano de 2019. Nesse incidente, a Marinha do Brasil teve atuação relevante na estrutura de combate à poluição por ter liderado o Grupo de Acompanhamento e Avaliação, de acordo com a estrutura prevista no Plano Nacional de Contingência para Incidentes de Poluição por Óleo. Diversas lições foram coletadas nas ações realizadas que servirão para futuros aperfeiçoamentos das leis e normas em vigor. Foi estabelecido como objetivo deste trabalho identificar as principais lições aprendidas, oportunidades de melhoria e perspectivas para a Marinha do Brasil em eventos futuros de mesma natureza. A metodologia utilizada foi a científica dedutiva, indutiva e qualitativa, com a pesquisa documental, análise de casos reais e o uso de entrevistas. Por fim, concluiu-se que o aumento da Consciência Marítima no seio da sociedade é primordial para compreensão da preservação do meio ambiente marítimo, para o estabelecimento de medidas de desenvolvimento sustentável e para o entendimento da importância da Marinha do Brasil na proteção e segurança das Águas Jurisdicionais Brasileiras. Além disso, é primordial que o Brasil disponha de um Sistema de Monitoramento eficiente, capaz de cobrir toda a Amazônia Azul. Os ensinamentos colhidos no incidente de 2019 já foram consolidados em relatório pela Marinha do Brasil e algumas ações de melhoria já estão sendo tomadas. As Leis e normas nacionais que tratam do assunto estão aderentes ao regramento internacional, porém ajustes e modernizações ainda precisam ser inseridos, assim como, algumas Convenções Internacionais ainda precisam ser recepcionadas pelas Leis brasileiras.pt_BR
dc.descriptionTrabalho apresentado à Escola de Guerra Naval, como requisito parcial para a conclusão do Curso de Política e Estratégia Marítimas (C-PEM 2021)-
dc.description.abstractOil is still one of the main fuels in the world economy, being the main component of the energy matrix of many countries. Petroleum Geopolitics still moves the world and Brazil, as a major producer of this input, has an important role in establishing exploration and sustainable development policies. On the other hand, concern for the environment and the sustainable and clean exploitation of living and non-living resources has been an increasingly frequent theme in the main world forums that deal with the environment. The concern to establish preventive measures against incidents causing oil pollution has also been the focus of the main International Organizations, such as the United Nations and the International Maritime Organization. Brazil has an extensive area, rich in natural resources, known as Blue Amazon, in which around 95% of our oil is extracted, which must be defended and protected. Even so, several incidents caused enormous environmental and financial damage, bringing sometimes irreparable impacts on the environment. The most recent happened in Brazil, when a large oil spill hit the Brazilian coast in 2019. In this incident, the Brazilian Navy played a relevant role in the structure of combating pollution, as it led the Monitoring and Evaluation Group, according to with the structure provided for in the National Contingency Plan for Oil Pollution Incidents. Several lessons were collected in the actions taken that will serve for future improvements to the laws and regulations in force. The objective of this work is to identify the main lessons learned, opportunities for improvement and perspectives for the Brazilian Navy in future events of the same nature. The methodology used was scientific deductive, inductive and qualitative, with documentary research, analysis of real cases and the use of interviews. Finally, it was concluded that the increase in Maritime Awareness within society is essential for understanding the preservation of the maritime environment, for the establishment of sustainable development measures and for the understanding of the importance of the Brazilian Navy in the protection and safety of Brazilian Jurisdictional Waters. In addition, it is essential that Brazil has an efficient Monitoring System, capable of covering the entire Blue Amazon. The lessons learned from the 2019 incident have already been consolidated in a report by the Brazilian Navy and some improvement actions are already being taken. The national laws and norms that deal with the subject are in compliance with the international regulations, but adjustments and modernizations still need to be inserted, as well as some International Conventions still need to be accepted by the Brazilian Laws.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEscola de Guerra Naval (EGN)pt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectDesenvolvimento Sustentávelpt_BR
dc.subjectPetróleopt_BR
dc.subjectPoluição por Óleopt_BR
dc.titleA geopolítica do petróleo: as ameaças ao meio ambiente e seus reflexos para a Marinha do Brasilpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.subject.dgpmGeopolíticapt_BR
Aparece nas coleções:Defesa Nacional: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
024 CPEM2021_TESEFINAL_CMG FN ANDERSON JESUS.pdf1,65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.