logo-ri

Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/847754
Título: A formação dos oficiais médicos em medicina hiperbárica na Marinha do Brasil
Autor(es): Rossler, Walter Maier
Orientador(es): Barroso, André Feijó
Palavras-chave: Aptidão física
Atividades especiais
Médico hiperbárico
MEDSEK
Áreas de conhecimento da DGPM: Medicina
Data do documento: 2021
Editor: Escola de Guerra Naval (EGN)
Descrição: Os profissionais médicos ingressam na Marinha do Brasil através de concurso público e após conclusão do Curso de Formação para Oficiais (CFO) passarão a compor o Corpo de Saúde da Marinha (CSM). Se possuírem especialidade atuarão na área e os que não a instituição fornece o Curso de Aperfeiçoamento, Residência Médica ou equivalente na área de escolha. Durante a graduação no CFO, os alunos aprendem quesitos básicos da formação militar /naval, que poderão ser desenvolvidos ao longo da carreira militar. Apesar dos alunos do CFO já apresentarem formação prévia, estes não estão familiarizados com o desempenho profissional na área militar, que é repleta de peculiaridades, sendo ao aluno facultado após a conclusão do curso militar (CFO), atuar na área hospitalar ou no setor operativo da Marinha do Brasil. Após formação militar, são denominados oficiais médicos e os que optarem pelo campo operativo, podem escolher diferentes áreas de atuação e para isso os quesitos exigidos são possuir especialidade médica, estar com a inspeção de saúde atualizada e aptidão física satisfatória para a atividade. Os cursos operativos de maior projeção e visibilidade na área da saúde da Marinha do Brasil, são os Curso de Medicina de Submarino e Escafandria (MEDSEK), Medicina de Aviação Operativa (MAVO) e Medicina Operativa (MO). Abordaremos nesta obra as causas e razões na redução de oficiais médicos formados em Medicina de Submarino e Escafandria na Marinha do Brasil, conhecidos como médicos hiperbáricos, profissionais que exercem as chamadas atividades especiais que são entendidas como aquelas que exigem elevado grau de higidez psicofísica e atendimento a requisitos especiais, uma vez que implicam em exposição a ambientes hostis e maior exigência de condicionamento físico, habilidades psicomotoras e capacidade de tomada de decisão. Em virtude dessas condicionantes chegamos ao conceito de periculosidade, situação que implica em riscos de vida para os profissionais, gerando uma contribuição extra chamada adicional de insalubridade. Nesse contexto, o presente trabalho consiste em uma proposta de intervenção, com objetivo de aumentar o número de militares formados. Foi realizada uma abordagem visando incrementar a procura e consequentemente o número de oficiais médicos formados em medicina hiperbárica (MEDSEK).
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca – EAD/ ENSP/FIOCRUZ como requisito parcial no Curso de Especialização Gestão em Saúde (C-SUP 2021)
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/847754
Tipo: Trabalho de fim de curso
Aparece nas coleções:Saúde: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Cursos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC WALTER MEDSEK 141121.docx569,41 kBMicrosoft Word XMLVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.