logo-ri

Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/847757
Título: Projeto de intervenção: ações no gerenciamento da fila para a realização do teste ergométrico no Hospital Naval de Brasília
Autor(es): Amaral, Thiago Carvalho do
Orientador(es): Seidl, Helena
Palavras-chave: Projeto de Intervenção
Teste ergométrico
Áreas de conhecimento da DGPM: Medicina
Data do documento: 2021
Editor: Escola de Guerra Naval (EGN)
Descrição: O exame de teste ergométrico é um exame de grande disponibilidade, útil, acessível e bastante solicitado por clínicos e cardiologistas, que tem por objetivo esclarecer patologias na Cardiologia como a elucidação de dor torácica, avaliação de arritmias no esforço físico, prescrição de exercícios físicos, avaliação da capacidade funcional, avaliação pré-operatória e outras indicações, ou seja, exame de grande relevância na Cardiologia. Devido a importância desse exame, e termos uma dificuldade na marcação do mesmo no Hospital Naval de Brasília, ocorre um prejuízo nos laudos dos exames, no diagnóstico das doenças cardiovasculares, havendo ainda demora no tratamento o que compromete a qualidade da assistência e em última análise a saúde do paciente, iremos propor uma intervenção para agilizar as agendas, aumentando o número de exames para os usuários do Sistema de Saúde da Marinha na área do 7º Distrito Naval, diminuindo também os custos para a Instituição. Esse projeto de intervenção é baseado nas mudanças que faremos para diminuir o tempo de espera do paciente em realizar o exame de teste ergométrico, sendo que as soluções se encontram em aumentar o número de médicos habilitados para realizar o exame, realizar manutenção periódica dos equipamentos como a esteira ergométrica, computadores e impressoras do setor, melhorar o espaço físico onde se encontra o consultório do teste ergométrico e aumentar a quantidade de técnicos de enfermagem que auxiliam na realização do exame. Essas medidas sendo realizadas de forma efetiva e bem programadas irão melhorar a qualidade da assistência ao paciente na área do 7º Distrito Naval.
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca-EAD/ENSP/FIOCRUZ como requisito parcial no Curso de Especialização Gestão em Saúde (C-SUP 2021)
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/847757
Tipo: Trabalho de fim de curso
Aparece nas coleções:Saúde: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Cursos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC corrigido.docx124,45 kBMicrosoft Word XMLVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.