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https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/847761
Título: | Os novos desafios para a autoridade marítima brasileira – perspectivas: o inovador Modelo de Dados Hidrográficos Universal e seus desafios |
Autor(es): | Peçanha, Anderson Barbosa da Cruz |
Orientador(es): | Flôr, Claudio Rogerio de Andrade |
Palavras-chave: | Autoridade marítima Autoridade portuária Calado dinâmico Embarcações autônomas e-Navigation Modelo de Dados Hidrográficos Universal Porto organizado S-100 |
Áreas de conhecimento da DGPM: | Assuntos marítimos e portuários |
Data do documento: | 2020 |
Editor: | Escola de Guerra Naval (EGN) |
Descrição: | De acordo com plano estratégico traçado pela Organização Hidrográfica Internacional, a
implementação do Modelo de Dados Hidrográficos Universal, batizado de S-100, deverá ocorrer
até o final da próxima década. Aqui neste trabalho foram iluminados os aspectos conceituais mais
relevantes do novo Modelo e as suas vantagens em relação ao formato dos produtos que são
disponibilizados pelos Serviços Hidrográficos atualmente. Em linhas gerais, foram
contextualizadas as características do setor portuário brasileiro, a forma como ele está organizado,
além da importância do comércio marítimo para o desenvolvimento econômico do país. Também
foi abordada a questão da infraestrutura dos portos nacionais, que ocupa uma posição de
desvantagem no cenário internacional. Fazendo um paralelo entre a infraestrutura portuária e o S-
100, foi destacada a necessidade de os portos organizados serem dotados de um sistema de
monitoramento ambiental robusto e permanente, de forma que seja possível a coleta e a
disponibilidade das informações que serão necessárias para a elaboração de diversos produtos S-
100. O impacto negativo da não implementação do S-100 afetará, sem sombra de dúvidas, o
modelo de negócios dos portos e o crescimento econômico do país. Para que isso não ocorra, fazse
necessário um grande trabalho de divulgação sobre este tema, dentro e fora da Marinha do
Brasil, em que possam ser expostas as vantagens e as possibilidades de emprego dos novos
produtos, tendo em vista que um dos pontos principais do S-100 é a facilidade com que os seus
dados poderão ser intercambiados entre diferentes plataformas. É esperado que o novo Modelo
sirva como uma alavanca para impulsionar diversos serviços e sistemas, tais como o e-Navigation,
o uso da folga dinâmica abaixo da quilha e a operação de embarcações autônomas. Dessa forma,
os desafios impostos pelo ineditismo do S-100 demandarão um grande engajamento da
comunidade marítima e, no caso específico do Brasil, os principais atores serão as Autoridades
Marítima e Portuárias. Por fim, a presente pesquisa concluiu que o êxito do S-100 no Brasil só
será possível mediante o aprimoramento do atual padrão de responsabilidades exercido pela
Autoridade Marítima e pelas Autoridades Portuárias na área dos portos organizados. Trabalho apresentado à Escola de Guerra Naval, como requisito parcial para a conclusão do Curso Superior (C-SUP 2020) |
Abstract: | According to the strategic plan drawn up by the International Hydrographic Organization, the implementation of the Universal Hydrographic Data Model, named S-100, should take place until the end of the next decade. Here in this work were illuminated the conceptual relevant of the new Model and its advantages in relation to the format of products that are currently available by the Hydrographic Services. In general, they were contextualized the characteristics of the Brazilian port sector, the way it is organized, beyond the importance of maritime trade for the economic development of the country. Also was addressed the issue of infrastructure of national ports, which occupies a position of disadvantage in the international scenario. Making a parallel between port infrastructure and S-100, the need for organized ports to be equipped with a system of robust and permanent environmental monitoring, so that it is possible to collect availability of the information that will be required for the development of various S-100. The negative impact of not implementing S-100 will undoubtedly affect the business model of the ports and the economic growth of the country. So that this does not occur, it needed a great work of dissemination on this theme, inside and outside the Navy of Brazil, in which the advantages and employment possibilities of new products, considering that one of the main points of the S-100 is the ease with which its data can be exchanged between different platforms. It is expected that the new serve as a lever to boost various services and systems, such as e-Navigation, the use of dynamic clearance below the keel and the operation of autonomous vessels. Thus, the challenges posed by the unprecedented nature of the S-100 will require a major commitment from the maritime community and, in the specific case of Brazil, the main players will be the Maritime and Port Authorities. Finally, this research concluded that the success of the S-100 in Brazil will only be possible success in Brazil will only be possible by improving the current pattern of responsibilities exercised by the Maritime Authority and Port Authorities in the area of organized ports. |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/847761 |
Tipo: | Trabalho de fim de curso |
Aparece nas coleções: | Assuntos Marítimos: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso |
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C-SUP2020_CC Anderson Barbosa da Cruz Peçanha | 1,13 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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