logo-ri

Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/847774
Título: Liderança estratégica na marinha: as redes sociais e a liderança estratégica na Marinha do Brasil
Autor(es): Leme, Felipe Picco Paes
Orientador(es): Miranda, Walter Maurício Costa de
Palavras-chave: Comunicação Organizacional
Estrutura Organizacional
Liderança
Liderança estratégica
Planejamento estratégico
Redes sociais
Áreas de conhecimento da DGPM: Planejamento estratégico de defesa
Data do documento: 2020
Editor: Escola de Guerra Naval (EGN)
Descrição: O desafio atual dentro das organizações é saber lidar, estrategicamente, com as novas ferramentas de comunicação que vêm transformando a forma de liderança nas organizações. A interação entre líderes e liderados, entre organização e seguidores e entre organização e sua força de trabalho é diretamente influenciada pela comunicação executada por meio de suas redes sociais. É preciso ter um planejamento estratégico sólido, transparente e condizente com a missão, valores e visão de futuro da instituição. Também é muito importante ter uma estrutura organizacional eficiente e uma comunicação capazes de unificar o discurso em busca da obtenção de uma efetiva liderança institucional. Neste mesmo sentido, é incontestável que estamos diante de uma cultura da conexão, em que se observa uma nova geração de profissionais, denominados de Nativos Digitais, pertencentes às Gerações Y e Z, nascidos a partir de 1980 que, em 2020, são parcela significativa nas instituições. Trata-se de uma geração que cresceu em meio às novas tecnologias e aprendeu desde cedo a se conectar com o mundo pela internet. Para liderá-los, é fundamental a utilização das novas ferramentas de liderança, entre elas as redes sociais, o que pode facilitar o processo de adaptação das novas gerações à cultura organizacional, bem como estimulá-los a se interessarem mais pelos assuntos da instituição a qual pertencem, acentuando o relacionamento entre ambos, buscando influenciá-los e convencê-los a trabalhar em prol dos objetivos estratégicos elaborados pela alta administração. Por outro lado, identifica-se a necessidade da normatização de regras e do monitoramento constante das redes nas quais se executa a comunicação, em consonância com o planejamento estratégico existente, visando ao alcance de seus propósitos estratégicos.
Trabalho apresentado à Escola de Guerra Naval, como requisito parcial para a conclusão do Curso Superior (C-SUP 2020)
Abstract: The current challenge within organizations is to know how to deal, strategically, with the new communication tools that have been transforming the form of leadership in organizations. The interaction between leaders and leaders, between organization and followers and between organization and its workforce is directly influenced by the communication performed through its social networks. It is necessary to have a solid strategic planning, transparent and consistent with the mission, values and future vision of the institution. It is also very important to have an efficient organizational structure and communication capable of unifying the discourse in pursuit of effective institutional leadership. In this same sense, it is indisputable that we are facing a culture of connection, in which we observe a new generation of professionals, called Digital Natives, belonging to Generations Y and Z, born from 1980, which, in 2020, are a significant portion in the institutions. This is a generation that grew up in the midst of new technologies and learned early to connect with the world through the internet. To lead them, it is essential to use the new leadership tools, including social networks, which can facilitate the process of adaptation of new generations to organizational culture, as well as encouraging them to become more interested in the affairs of the institution to which they belong, accentuating the relationship between both, seeking to influence and convince them to work towards the strategic objectives elaborated by the senior management. On the other hand, it identifies the need for the standardization of rules and constant monitoring of networks in which communication is performed, in line with existing strategic planning, aiming to achieve its strategic purposes.
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/847774
Tipo: Trabalho de fim de curso
Aparece nas coleções:Defesa Nacional: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
C-SUP2020_CC (T) Felipe Picco Paes Leme184,45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.