logo-ri

Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/847784
Título: Preparo e emprego da MB nas operações humanitárias: a contribuição da comunicação social nas ações humanitárias como fortalecimento da missão
Autor(es): Souza, Pascoal Silverio de
Orientador(es): Ferreira, Adler Cardoso
Palavras-chave: Ações Humanitárias
Comunicação Social
Preparo e Emprego da Marinha do Brasil
Áreas de conhecimento da DGPM: Operações humanitárias
Data do documento: 2020
Editor: Escola de Guerra Naval (EGN)
Descrição: Este trabalho se propõe a discutir o Preparo e Emprego da Marinha do Brasil nas Operações Humanitárias e a contribuição da Comunicação Social como facilitadora desse processo. Nos últimos trinta anos a comunicação atingiu um nível elevado e integrante das decisões de maior importância nas instituições, o que se estendeu às Organizações Militares. Dentro desse contexto a Comunicação Social passou a ocupar um espaço estratégico dentro das diversas Operações Militares, compreendendo as Operações Humanitárias, nas quais atua como facilitadora do Preparo e Emprego da Marinha do Brasil, estabelecendo uma ponte entre a Força e o público de interesse, com o objetivo de transmitir informações corretas e precisas sobre as operações, além de apresentar a cultura e os valores da MB à sociedade, como estratégica para estabelecer confiança, como ferramenta para evitar, controlar ou encerrar conflitos.
Trabalho apresentado à Escola de Guerra Naval, como requisito parcial para a conclusão do Curso Superior (C-SUP 2020)
Abstract: This work aims to discuss the preparation and employment of the Brazilian Navy in humanitarian operations and the contribution of the media as a facilitator of this process. In the last thirty years, communication has reached a high level and is an integral part of the most important decisions in the institutions, which has extended to the Military Organizations. Within this context, the Social Communication began to occupy a strategic space within the various military operations, including humanitarian operations, in which it acts as facilitator of preparation and employment of the Brazilian Navy, Bridging the gap between the Force and the public of interest, with the aim of transmitting correct and accurate information on operations, as well as presenting the culture and values of MB to society, as strategic to establish trust, as a tool to avoid, control or end conflicts.
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/847784
Tipo: Trabalho de fim de curso
Aparece nas coleções:Fuzileiros Navais: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
C-SUP2020_CC (AFN) Pascoal Silverio de Souza578,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.