logo-ri

Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/847787
Título: O uso indiscriminado de suplementos nutricionais sem orientação especializada por militares da Marinha do Brasil: a evolução da otimização da informação especializada no uso de suplementos nutricionais para os militares da marinha
Autor(es): Luberiaga, Anna Paula Sousa
Orientador(es): Barroso, André Feijó
Palavras-chave: nutricionistas
nutrólogos
Suplementos/especialistas
Áreas de conhecimento da DGPM: Saúde
Data do documento: 2020
Editor: Escola de Guerra Naval (EGN)
Descrição: Os suplementos alimentares são amplamente utilizados no Brasil e no exterior devido ao seu custo acessível, a facilidade de aquisição e as promessas de resultados rápidos por um corpo saudável e nos padrões exigidos pela mídia. Sua utilização vem sendo realizada amplamente sem as devidas orientações por especialistas. O treinamento físico dentro das Forças Armadas é encarado como uma atividade de caráter primordial. Por isso, é necessária a busca por métodos de preparação, estímulos e sistemas de avaliação, levando o militar a práticas diárias e intensas de treinos para melhorar os índices, a fim de torná-lo apto para desempenhar suas funções. Muitos atletas, em busca de melhora no desempenho, acabam por fazer uso de suplementos alimentares como um adicional à sua nutrição sem sequer orientação adequada ou de forma empírica. A escolha do tema foi baseada na verificação da frequência do uso de suplementação alimentar entre os 1002 alunos militares do CIASC, pesquisa de campo, que revelou que a maioria faz uso de forma indiscriminada. A intervenção ocorre na proposta de levar orientações aos alunos de forma ostensiva quanto aos possíveis efeitos deletérios quando não há orientação. Este viável projeto de intervenção visa reduzir os índices de militares em uso de suplementação alimentar de forma empírica, diminuindo riscos, principalmente durante a prática esportiva. A proposta é que a orientação chegue a esses militares de forma ostensiva, por meio de palestras, videoaulas pela intranet, orientação especializada dos professores de educação física, consultas com nutricionista do esporte e/ou médicos nutrólogos.
Projeto de conclusão de curso apresentado à Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca– CDEAD/ENSP/FIOCRUZ como requisito parcial no Curso de Especialização: Gestão em Saúde (C-SUP 2020)
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/847787
Tipo: Trabalho de fim de curso
Aparece nas coleções:Saúde: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Cursos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC GS-MB 2020 ANNA PAULA SOUSA LUBERIAGA- VERSÃO DEFINITIVA.pdf382,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.