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Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)

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Título: Atendimento de saúde prestado pela Escola de Aprendizes-Marinheiros do Espírito Santo: oportunidade de melhoria no serviço ofertado
Autor(es): Barboza, Erica Rodrigues
Orientador(es): Oliveira, Gisele Pinto de
Palavras-chave: Acolhimento
Atenção básica à saúde
Atendimento de Saúde
Capacitação
Humanização da assistência
Áreas de conhecimento da DGPM: Saúde
Data do documento: 2020
Editor: Escola de Guerra Naval (EGN)
Descrição: O acolhimento é um dispositivo de humanização que busca favorecer a construção de relações de confiança e de compromisso entre as equipes e os serviços, possibilitando avanços na aliança entre usuários, trabalhadores e gestores. O conceito de humanização tem sido entendido como uma nova cultura de atendimento à saúde e uma forma de assistência que valoriza a qualidade do cuidado do ponto de vista técnico, incluindo o reconhecimento dos direitos dos pacientes, de sua subjetividade e cultura. Portanto, humanizar o atendimento significa articular as tecnologias com o relacionamento, sendo o fator humano essencial na eficácia dos dispositivos organizacionais em saúde. O acolhimento inclui o atender, responder, personalizar, orientar, envolver-se, explorar, compreender e agir. Quando eficaz, o encontro entre profissional e usuário é capaz de proporcionar o estabelecimento de uma relação de ajuda, na qual são mapeadas as demandas e as expectativas deste último, além de se constituir em uma oportunidade de melhoria contínua no atendimento prestado. A Escola de Aprendizes-Marinheiros do Espírito Santo é uma Organização Militar com Facilidades Médicas, sendo responsável pela Assistência Médico Hospitalar, em nível primário, dos usuários do Sistema de Saúde da Marinha na sua área de abrangência, isto é, todo o estado do Espírito Santo e alguns municípios de Minas Gerais. O Departamento de Saúde da Escola possui Caixa de Sugestões. Após a realização do levantamento das sugestões e reclamações feitas pelos usuários, durante o ano de 2019, observou-se que algumas reclamações eram repetitivas entre o público atendido, sendo a baixa qualidade no atendimento de saúde prestado pela Escola ao seu usuário, o segundo maior grupo de problemas apontados. As causas críticas selecionadas foram o despreparo da Força de Trabalho do Departamento de Saúde para lidar com os usuários e o desconhecimento da rotina de atendimento, bem como, dos principais processos do Departamento de Saúde por seus profissionais. Após as ações realizadas, os principais resultados obtidos foram a redução do percentual de profissionais de saúde com baixo conhecimento sobre a rotina e processos do Departamento de Saúde de 50% para 7,9% e aumento do percentual de profissionais de saúde com conhecimento adequado sobre a rotina do seu setor de 50% para 92,1%.
Trabalho de conclusão de curso apresentado à Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca – CDEAD/ENSP/FIOCRUZ como requisito parcial para obtenção do título de especialista em Gestão em Saúde (C-SUP 2020)
Abstract: The host is a humanization device that seeks to promote the construction of relationships of trust and commitment between teams and services, enabling advances in the alliance between users, workers and managers. The concept of humanization has been understood as a new culture of health care and a form of assistance that values the quality of care from a technical point of view, including the recognition of patients' rights, their subjectivity and culture. Therefore, humanizing care means to articulate the technologies with the relationship, being the essential human factor in the effectiveness of organizational devices in health. The host includes to meet, respond, personalize, guide, engage, explore, understand and act. When effective, the meeting between professional and user is able to provide the establishment of a relationship of help, in which the demands and expectations of the latter are mapped, as well as being an opportunity for continuous improvement in the service provided. The Espírito Santo Seamen's Apprenticeship School is a Military Organization with Medical Facilities, and is responsible for primary medical care for users of the Navy Health System in its area of coverage, i.e. the entire state of Espírito Santo and some municipalities in Minas Gerais. The School's Health Department has a Suggestion Box. After surveying the suggestions and complaints made by users during 2019, it was observed that some complaints were repeated among the public served, with the poor quality of the health care provided by the School to its users being the second largest group of problems pointed out. The critical causes selected were the unpreparedness of the Health Department's workforce to deal with users and the lack of knowledge of the service routine, as well as the Health Department's main processes by its professionals. Following the actions taken, the main results obtained were a reduction in the percentage of health professionals with poor knowledge of the Health Department's routine and processes from 50% to 7.9% and an increase in the percentage of health professionals with adequate knowledge of their sector's routine from 50% to 92.1%.
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/847806
Tipo: Trabalho de fim de curso
Aparece nas coleções:Saúde: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Cursos

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