logo-ri

Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/847816
Título: Proposta de otimização da atendimento aos usuários do Sistema de Saúde da Marinha (SMM), no tocante ao fornecimento de Medicamentos Especiais (ME)
Autor(es): Carneiro, Alexandre Resende
Orientador(es): Barroso, André Feijó
Palavras-chave: Alta complexidade
Ambulatorial
Assistência farmacêutica
Medicamento especial
Áreas de conhecimento da DGPM: Saúde
Data do documento: 2020
Editor: Escola de Guerra Naval (EGN)
Descrição: No Sistema Único de Saúde (SUS), o Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF) faz parte da Política Nacional de Assistência Farmacêutica (PNAF) e representa uma estratégia de acesso aos medicamentos voltados à atenção de média e alta complexidade. Dessa forma, busca garantir a integralidade do tratamento medicamentoso, em nível ambulatorial. A gestão do CEAF se baseia nos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) elaborados pelo Ministério da Saúde (MS). Nos PCDT encontram-se os critérios de diagnóstico, tratamento das doenças, mecanismos para monitoramento clínico e possíveis efeitos adversos aos medicamentos. De acordo com o Estatuto dos Militares, Art. 50, inciso IV, alínea e, a Assistência Médico-Hospitalar (AMH) consiste em direito dos militares, extensivo aos seus dependentes e, nesse contexto, o Sistema de Saúde da Marinha (SSM) adota um modelo de autogestão para prover AMH aos usuários, por meio de uma rede nacional de Organizações Militares Hospitalares (OMH) e de Organizações Militares com Facilidades Médicas (OMFM) Na Marinha do Brasil (MB), o Programa de Medicamentos Especiais (PME) da Diretoria de Saúde da Marinha (DSM), normatizado e regulamentado pela DGPM-401, permite o acesso dos usuários do Sistema de Saúde da Marinha (SSM) aos medicamentos especiais, de uso contínuo ou por tempo indeterminado, utilizados no tratamento de doenças de média e alta complexidade, hereditárias ou adquiridas, crônicas ou raras, para uso ambulatorial.
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca – EAD/ ENSP/FIOCRUZ como requisito parcial no Curso de Especialização Gestão em Saúde (C-SUP 2020)
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/847816
Tipo: Trabalho de fim de curso
Aparece nas coleções:Saúde: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Cursos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Alexandre Resende Carneiro - TCC_ALT4.pdf345,8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.