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Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/847983
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorDias, Gabriela Moutinho de Souza-
dc.contributor.advisorOliveira, Jauvane Cavalcante de-
dc.contributor.authorAraújo, João Marcos Leão Pereira de-
dc.date.accessioned2025-08-21T17:24:37Z-
dc.date.available2025-08-21T17:24:37Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.urihttps://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/847983-
dc.descriptionPousar um helicóptero no convoo de um navio em movimento é um desafio significativo para os pilotos. O movimento do navio ao interagir com as ondas e o espaço confinado para o pouso tornam este tipo de manobra complexa e perigosa, especialmente sob condições meteorológicas e marítimas adversas, exigindo do piloto perícia no controle da aeronave. Os simuladores de voo são ferramentas fundamentais para que os pilotos treinem este tipo de manobra dentro de um ambiente seguro e controlado. No contexto desta pesquisa, foram utilizadas ferramentas gratuitas como a Unity, o Blender e o Gimp, para o desenvolvimento do SimPC, um simulador projetado para reproduzir de forma realista o pouso em convoo, permitindo que os pilotos da Marinha do Brasil desenvolvam as habilidades necessárias para realizar este tipo de manobra com segurança. Este trabalho propõe uma metodologia completa para o desenvolvimento de um simulador de voo de baixo custo, contendo a modelagem física da aeronave, do navio e das ondas do mar, bem como a criação de um ambiente virtual imersivo incluindo a simulação de fenômenos meteorológicos. A metodologia adotada inclui, além do desenvolvimento do SimPC, a utilização de seis pilotos militares experientes neste tipo de manobra para a realização de testes e exercícios no simulador para avaliar seu grau de realismo e seu potencial de contribuição para o treinamento. Os dados dos voos foram coletados e analisados estatisticamente para verificar o desempenho dos pilotos. Além disso, os pilotos responderam a um questionário de avaliação qualitativa do simulador, cujas respostas foram analisadas para compreender suas percepções sobre a eficácia e as limitações do simulador. Os resultados demonstraram que os pilotos avaliaram o SimPC como uma ferramenta de bom grau de realismo e altamente adequada para o treinamento de pouso em convoo. Esses resultados sugerem que um simulador de baixo custo, projetado especificamente para reproduzir uma determinada operação, pode contribuir significativamente para o treinamento de pilotos militares. Adicionalmente, a metodologia empregada neste estudo serve como referência para futuras pesquisas que busquem desenvolver soluções similares, contribuindo para a melhoria das práticas de treinamento na aviação militar, reduzindo riscos e custos operacionais.pt_BR
dc.description.abstractLanding a helicopter on the deck of a moving ship is a significant challenge for pilots. The ship’s movement due to wave interaction, combined with the confined landing space, makes this maneuver complex and hazardous, particularly under adverse meteorological and maritime conditions, requiring precise aircraft control. Flight simulators are essential tools for pilots to train for this maneuver in a safe and controlled environment. In the context of this research, free tools such as Unity, Blender, and Gimp were used for the development of SimPC, a simulator designed to realistically reproduce shipborne helicopter landings, allowing Brazilian Navy pilots to develop the necessary skills to perform this maneuver safely. This work presents a comprehensive methodology for the development of a low-cost flight simulator, encompassing the physical modeling of the aircraft, ship, and ocean waves, along with the creation of an immersive virtual environment that includes meteorological phenomena. The adopted methodology involved the development of SimPC, followed by testing and evaluation by six experienced pilots in this type of maneuver. Flight data was collected and statistically analyzed to assess pilot performance. Additionally, the pilots completed a qualitative assessment questionnaire, providing insights into the simulator’s effectiveness and limitations. The results indicated that pilots rated SimPC as a highly suitable tool with a good level of realism for training shipboard landings. These findings suggest that a low-cost simulator specifically designed to replicate a particular operation can significantly contribute to military pilot training. Furthermore, the methodology proposed in this study serves as a reference for future research aimed at developing similar solutions, enhancing military aviation training practices, and reducing both risks and operational costs.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherInstituto Militar de Engenharia (IME)pt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectSimulador de voopt_BR
dc.subjectHelicópteropt_BR
dc.subjectPouso em convoopt_BR
dc.titleMetodologia para o desenvolvimento de um simulador em realidade virtual de baixo custo para o treinamento de pilotos de helicóptero da Marinha do Brasilpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.subject.dgpmAeronáuticapt_BR
dc.subject.setorMarinhaDiretoria-Geral do Material da Marinha (DGMM)pt_BR
Aparece nas coleções:Aeronáutica: Coleção de Dissertações

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