logo-ri

Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)

Please use this identifier to cite or link to this item: https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/845690
Title: Procedimento para análise numérica do impacto de baixa velocidade em material compósito
Authors: Paula, Raphael Faustino de
metadata.dc.contributor.advisor: Cyrino, Julio Cesar Ramalho
Fernández, Jorge Luis Martinez
Keywords: Material Compositório
Delaminação
Impacto de Baixa Velocidade
DGPM knowledge areas: Engenharia naval
Issue Date: 2022
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Description: Os compósitos poliméricos reforçados com fibras têm sido usados em muitas das estruturas de engenharia, são materiais de comportamento complexo, em grande parte, devido à anisotropia induzida pelas fibras. A crescente utilização do compósito na indústria pode ser explicada por diversos benefícios, como: grande resistência à corrosão, baixo peso estrutural, grande resistência mecânica e facilidade de conformação para geometrias complexas. Estes materiais apresentam comportamento frágil, de modo que quando submetidos ao impacto, suas propriedades mecânicas podem sofrer sensíveis alterações, podendo haver múltiplos modos de falha que interagem entre si, comprometendo sua resistência estrutural e assim, sua utilização. Este trabalho visou a elaboração de um procedimento numérico confiável, de modo a ser validado comparando seus resultados com os obtidos em experimentos existentes na literatura, para identificação e análise das falhas presentes em um laminado compósito, em especial à falha do material devido à delaminação, causadas pelo impacto de baixa velocidade. O modelo foi construído com os recursos disponíveis pelos softwares LS-DYNA e LS- PrePost. Assim, o modelo de análise em elementos finitos contempla o laminado sob impacto de um indentador, de forma semelhante ao ensaio que utiliza a máquina de queda de peso.
Abstract: Fiber-reinforced polymer composites have been used in most engineering structures, they are materials of complex behavior, largely due to fiber-induced anisotropy. The growing use of the composite in industry can be explained by several benefits, such as great resistance to corrosion, low structural weight, great mechanical resistance, and ease of forming for complex geometries. These materials have a brittle behavior, so that when subjected to impact, their mechanical properties can undergo sensitive changes, and there may be multiple failure modes that interact with each other, compromising its structural strength and thus its use. This work aimed at the elaboration of a reliable numerical procedure, to be validated by comparing its results with those existing experiments in the literature, for the identification and analysis of failures present in a composite laminate, especially material failure due to delamination, caused by low velocity impact. The model was built with the resources available by the LS-DYNA and LS-PrePost software. Thus, the finite element analysis model contemplates the laminate under the impact of an indenter, similarly to the test that uses a drop weight machine.
Access: Open access
URI: https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/845690
Type: Master thesis
Appears in Collections:Engenharia Naval: Coleção de Dissertações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PROCEDIMENTO PARA ANÁLISE NUMÉRICA DO IMPACTO DE BAIXA.pdf5,15 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.