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Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)

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Título : Adequação da comunicação odontológica entre os subsistemas médico-pericial e assistencial do Sistema de Saúde da Marinha do Brasil
Autor : Azevedo, Maria Elisa Araujo de
metadata.dc.contributor.advisor: Contarato, Priscilla Caran
Palabras clave : Prontuário Eletrônico
Lei Geral de Proteção de Dados
Interoperabilidade
Áreas de conocimiento de la DGPM: Odontologia
Fecha de publicación : 2021
Editorial : Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
Descripción : Este trabalho visa a adequação da comunicação entre os subsistemas Médico-pericial e Assistencial da Marinha do Brasil, na área odontológica. Atualmente, a questão da informatização dos serviços e a interoperabilidade dos sistemas encontra-se em alta e com diversos segmentos buscando dia a dia a excelência no atendimento aos seus clientes. Na área da saúde é evidente esse esforço, inclusive por parte do governo, que tem regulado e se preocupado com questões relevantes como a proteção dos dados do cidadão, a integração dos diversos sistemas de saúde existentes, através da publicação da Política Nacional de Informação e Informática em Saúde (PNIIS), dentre outras medidas. Foi observado que obtendo o acesso aos Prontuários Eletrônicos do Paciente (PEP) existentes nas Organizações Militares (OM) que realizam os atendimentos assistenciais, a rotina pericial na Divisão de Odontologia Legal do Centro de Perícias Médicas da Marinha (CPMM) poderia ser otimizada, favorecendo a todos os envolvidos. Desta forma, este trabalho que se desenvolveu sob o enfoque estratégico-situacional, podendo ser caracterizado como qualitativo, buscou obter o acesso aos PEP, visando, em última análise, a redução do tempo para conclusão das inspeções de saúde, a diminuição da exposição à radiação por repetição de exames desnecessários e consequentemente, a redução dos custos para a Marinha do Brasil (MB). Após a consecução dos esforços para se alcançar os resultados esperados, conclui-se que, diante das novas obrigações impostas pela legislação que entrou em vigor recentemente, um longo caminho para adequação ainda se faz necessário. Ressalta-se que, à luz da Lei Geral de Proteção dos Dados (LGPD), o paciente, principal interessado em concluir sua inspeção num prazo mais exíguo, é o detentor do poder de autorizar o tratamento de seus dados sensíveis, incluindo o compartilhamento entre as diferentes OM envolvidas nos seus atendimentos clínicos e periciais. Portanto, é necessário um esforço em conjunto, dos pacientes e da MB para que esta interoperabilidade ocorra de fato, utilizando sistemas informatizados seguros e cumprindo as legislações.
Apresentado à Escola de Guerra Naval, como requisito parcial para a conclusão do Curso Superior (C-SUP 2021)
Access: Acceso abierto
URI : https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/846026
Type: Proyecto fin de carrera
Aparece en las colecciones: Saúde: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Cursos

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