logo-ri

Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/846204
Título: “A lei de fomento à BID” e a indústria de proteção balística: uma análise à luz dos modelos de competitividade de Michael Porter
Autor(es): Rocha, Stanley Couto
Orientador(es): Carvalho, Leonardo Coutinho de
Palavras-chave: Base Industrial de Defesa (BID)
Lei 12.598/12
Competitividade
Indústria de proteção balística
Áreas de conhecimento da DGPM: Economia e indústria de defesa
Data do documento: 2022
Editor: Escola de Guerra Naval (EGN)
Descrição: A Base Industrial de Defesa é essencial para dar suporte logístico à defesa da soberania do Brasil. Sua manutenção, no entanto, envolve especificidades que a diferem dos demais setores industriais, requerendo políticas públicas muito específicas. Ao longo dos anos, ela oscilou entre períodos de prestígio e de dormência, até que, em 2012, surgiu a lei 12.598/12, também conhecida como “Lei de Fomento à BID”. Seu objetivo foi estabelecer regras a fim de desenvolver o setor e projetá-lo no mercado externo de maneira competitiva. Assim, o propósito desta pesquisa foi de investigar a contribuição da Lei nº 12.598/12 para a competitividade da BID, com o devido recorte limitado à indústria de proteção balística. A referência teórica utilizada adveio dos modelos das “cinco forças” e do “diamante”, conceitos de competitividade desenvolvidos, na década de 1980, por Michael Porter, no curso de Política de Negócios da Harvard Business School. No decorrer da pesquisa foram obtidas relevantes observações a serem aproveitadas pelas Forças Armadas e pela indústria de proteção balística. Por fim, concluiu-se que, para desenvolver a competitividade deste segmento da BID, o Governo deve suspender o assistencialismo, mas, ao mesmo tempo, oferecer condições e conscientizar a indústria a buscar posicionamento diferenciado no mercado e a melhorar sua performance por meio da produtividade e da inovação.
Apresentado à Escola de Guerra Naval, como requisito parcial para conclusão do Curso de Estado-Maior para Oficiais Superiores (C-EMOS 2022).
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/846204
Tipo: Trabalho de fim de curso
Aparece nas coleções:Defesa Nacional: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CEMOS2022_STANLEY.pdf1,39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.